Conecte-se com a gente

Jundiaí

23 motoristas são autuados na região de Jundiaí em operação de combate à embriaguez ao volante na Semana Nacional de Trânsito

Detran-SP intensificou as ações educativas e de fiscalização em todo o Estado

Redação

Publicado

em

Durante a Semana Nacional de Trânsito, realizada entre 18 e 25 de setembro, a Operação Direção Segura Integrada (ODSI) registrou 22 recusas ao teste do bafômetro e uma autuação por direção sob influência de álcool na região de Jundiaí. A operação, coordenada pelo Detran-SP, teve como objetivo reduzir os acidentes de trânsito provocados pela combinação de bebida alcoólica e direção. No total, 2.302 veículos foram fiscalizados em ações que contaram com o apoio da Polícia Militar, Civil e Técnico-Científica.

Em Jundiaí, no dia 21 de setembro, 858 veículos foram abordados na Rodovia Vereador Geraldo Dias (SP-332), resultando em 18 recusas ao teste de bafômetro. Já no dia 25, a operação ocorreu em Bragança Paulista, onde foram fiscalizados 1.444 veículos, com quatro recusas ao bafômetro e uma autuação por direção sob efeito de álcool.

Legislação e penalidades

Conforme os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto a recusa em realizar o teste do bafômetro quanto dirigir sob efeito de álcool são infrações gravíssimas, com multa de R$ 2.934,70 e processo de suspensão da carteira de habilitação. Nos casos de embriaguez ao volante (quando o etilômetro registra mais de 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido), o condutor pode ser conduzido ao distrito policial, responder por crime de trânsito e cumprir de seis meses a três anos de prisão, além da multa e da suspensão da CNH.

Em casos de reincidência no período de 12 meses, a multa dobra para R$ 5.869,40, e o motorista pode ter a habilitação cassada, sendo necessário passar por um processo de reabilitação após 24 meses.

Operações pelo Estado

Entre os dias 18 e 25 de setembro, a ODSI foi realizada em 35 cidades do Estado de São Paulo, incluindo Jundiaí, Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba e a capital paulista, totalizando milhares de veículos fiscalizados.

O aumento das fiscalizações segue uma tendência registrada nos últimos meses. Em agosto, o Detran-SP abordou 42.862 veículos em 57 operações, resultando em 1.395 autuações por alcoolemia, sendo 1.317 por recusa ao bafômetro. A fiscalização no Estado teve um crescimento significativo, com o volume de veículos abordados nos primeiros seis meses de 2024 aumentando 99,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Continuar Lendo
PUBLICIDADE

Contato

Bom Dia Jundiaí ® - Todos os direitos reservados. 2014-2024 | Desenvolvimento de Sites

| Editor-chefe: Dalmir Junior | MTB 91.765