Projeto da CIELO Louveira celebra inclusão e promove 4 contratações de jovens com deficiência

Em sintonia com o Setembro Verde, mês dedicado à luta pela inclusão da pessoa com deficiência, a CIELO (Clínica Interdisciplinar Educacional de Louveira) celebra os resultados concretos de seu projeto de inserção no mercado de trabalho. Nos últimos três meses, quatro jovens atendidos pela instituição foram contratados por grandes empresas da região, um marco para o programa “Potencial em Foco: Jovens com Deficiência Intelectual no Mercado de Trabalho”.

O projeto, idealizado pela psicóloga Leila Lira, que atua na CIELO, visa quebrar barreiras e combater o preconceito, demonstrando o potencial produtivo e social de jovens com deficiência intelectual. “Este projeto visa atender às legislações vigentes e promover uma cultura organizacional verdadeiramente inclusiva, que reconhece o valor da diversidade”, comenta Lira.

Preparação que vai além do técnico

O sucesso das contratações é resultado de um trabalho de preparação completo e humanizado. Os jovens participam de uma formação que abrange desde a elaboração de currículos e simulação de entrevistas até o desenvolvimento de habilidades sociais, como mediação de conflitos e postura ética no ambiente de trabalho.

A preparação inclui noções sobre direitos e deveres do trabalhador, hierarquia, pontualidade, gestão do tempo e visitas técnicas a empresas. “Mais do que ensinar técnicas, buscamos despertar no jovem a percepção de que ele é parte fundamental do time, capaz de contribuir, aprender e crescer profissionalmente”, explica a psicóloga.

Parcerias que geram oportunidades

As quatro contratações recentes foram realizadas pelas empresas Kuehne+Nagel e pelo grupo Provider, que admitiram dois jovens cada. A parceria entre a CIELO e o setor privado é fundamental para o sucesso do programa. “Estamos na busca por parceria de empresas que contratem também pela Lei do Aprendiz, pois temos muitos jovens nessa faixa etária com desejo de ingressar no mercado de trabalho”, reforça Leila Lira.

Há 28 anos, a CIELO atua em Louveira como uma instituição filantrópica que oferece atendimento gratuito e especializado a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, com uma equipe multidisciplinar e tratamentos avançados, como o método TheraSuit.

Publicidade