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Plantão acontecerá nos dias 13 e 27 de abril (sábados), das 8h às 12h

Para auxiliar os contribuintes na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2019), a Anhanguera de Jundiaí realizará na instituição um plantão gratuito e aberto à comunidade nos dias 13 e 27 de abril, das 19h às 21h.

A declaração é obrigatória para trabalhadores registrados ou não em carteira de trabalho, que possuam rendimento anual maior que R$ 28.559,70. Confira os documentos necessários para declaração do IRPF 2019:

· Declaração do IRPF do ano anterior
· Documentação dos bens adquiridos em 2018
· Informe de rendimentos de 2018
· Extratos bancários com saldo do dia 31 de dezembro de 2018
· Recibos referentes a 2018 (médicos; convênios; dentistas; escolas)
· Pensão alimentícia
· Documento dos imóveis e veículos que já estão declarados na relação de bens
· Documentação (RG e CPF) de dependentes e cônjuge
· RG, CPF e título de eleitor
· Comprovantes de pagamentos e doações realizados em 2018 (convênio médico, gastos com educação). Todos com CNPJ da empresa que prestou o serviço.

O microempreendedor individual (MEI) também deve realizar o IRPF caso os ganhos em 2018 tenham sido superiores ao valor citado anteriormente, que é o limite determinado pela Receita Federal. O documento refere-se ao que os contribuintes pagam pelos seus ganhos: salários, alugueis, prêmios e qualquer tipo de receita. O valor é proporcional à renda. Este imposto é descontado, mensalmente, de recebimentos de salários ou outras rendas. Podem ser abatidas despesas de saúde, pensão, INSS, educação, previdência privada, entre outras. O prazo final para a entrega da declaração é dia 30 de abril

SERVIÇO

Anhanguera de Jundiaí | Auxílio na Declaração de IRPF 2019

Atendimentos: 13 e 27 de abril (sábados), das 8h às 12h

Local: Faculdade Anhanguera de Jundiaí

Rua do Retiro, 3.000, Jardim das Hortênsias


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Serviços

Jundiaí é a primeira cidade da região sudeste a entrar no mercado de entrega de produtos com o uso de armários inteligentes, na área da Saúde

Em operação desde o início de agosto, o ArtpharmaGoToBox possibilita a retirada de encomendas, 24 horas por dia, via lockers. Ao invés do cliente se preocupar se a encomenda vai encontrá-lo em casa ou mesmo ficar esperando por ela, ele tem a opção de retirá-la onde puder e no horário mais conveniente

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A ArtPharma – maior farmácia de manipulação da cidade de Jundiaí e região –  é a primeira empresa do segmento de Saúde, localizada na região sudeste, a investir no mercado de armários inteligentes. Lançado em agosto, o projeto ArtpharmaGoToBox chega a Jundiaí, em dois locais de grande circulação. O JundiaíShopping, com funcionamento das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h, aos domingos, e o Empório Dom Olívio, com atendimento 24 horas. Nessa fase inicial de implantação será um locker com 17 compartimentos, em cada local, com capacidade para atender em torno de 600 clientes por mês. “Caso a demanda se mostre maior, rapidamente colocaremos novos lockers integrados aos atuais”, revela o sócio-diretor da Artpharma, Marco Antonio Perino. 

Como funciona?

No ato da compra e da encomenda, feita presencialmente ou pelos canais digitais de costume, o cliente pode escolher a retirada no ArtpharmaGoToBox de sua preferência – no JundiaiShopping ou no Empório Dom Olívio. Assim que seu produto é entregue, no locker de sua escolha, o cliente é avisado por um SMS enviado ao seu celular e por e-mail, onde receberá todas as instruções para retirar sua encomenda.  A partir deste momento, terá 48 horas para acessar sua encomenda. “Os produtos não retirados nesse prazo, de dois dias, retornam e ficam à disposição do cliente em nossa loja”, detalha Perino.

Investimento inicial e expansão

O investimento para o GoToBox foi da ordem de R$ 100 mil, entre aquisição dos lockers, instalação da nova tecnologia, aluguel do espaço, treinamento de equipe e campanha para aculturar os clientes à novidade. A operação também ampliou o time de suporte de atendimento ao cliente, um telefone exclusivo, divulgado no próprio armário terá funcionamento 24 horas/365 dias, por ano, para auxiliar ao cliente que enfrente alguma dificuldade na retirada do produto ou em caso de algum problema no sistema do locker. Os serviços de entrega em domicílio ou retirada na própria sede da farmácia continuam disponíveis.

A ArtPharma já negocia expandir essa tecnologia para outras cidades do estado de São Paulo, a começar pela capital. Segundo Marco Perino, está previsto o lançamento dos primeiros lockers, em São Paulo, na Drogaderma, empresa parceira da ArtPharma. 

Eliete Perino, sócia-diretora da ArtPharma destaca que a pandemia impulsionou o lançamento do GoToBox. “No momento atual em que vivemos, podemos dizer que o fato de o cliente poder fazer desde a encomenda até a retirada totalmente contactless é uma grande vantagem. Mas tirando a questão pontual, para nós a maior vantagem é a comodidade e a liberdade”, enfatiza. “Hoje, a entrega de produtos em armários inteligentes na Europa e, principalmente nos EUA, é algo que tem crescido exponencialmente. Consideramos que se trata de uma tendência de mercado”, conclui.

Todos os produtos podem ser retirados no locker?

A grande maioria, sim. Produtos que necessitam de temperatura específica, ou de conservação em geladeira serão submetidos a uma análise da equipe de farmacêuticos. Caso não seja possível garantir o acondicionamento ideal por 48 horas, mesmo que em embalagem térmica, o medicamento não poderá ser entregue no locker. E o cliente será avisado, previamente.

No caso de produtos homeopáticos, considerados medicamentos vibracionais e energéticos, que não podem sofrer qualquer interferência em sua frequência e amplitude de onda, será feita uma blindagem eletrostática com invólucro de alumínio para refletir ondas eletromagnéticas emitidas por aparelhos eletrônicos, como é o caso dos armários inteligentes.  Assim, haverá total proteção ao medicamento homeopático, até que seja retirado pelo cliente.

Sobre a ArtPharma  

Há 37 anos no mercado, a ArtPharma é a maior farmácia de manipulação de Jundiaí e toda a macrorregião, o que compreende nove cidades. Conta com uma equipe de 75 colaboradores, atende cerca de 10 mil clientes por mês, produz 15 mil fórmulas e manipula  produtos tanto para uso humano como veterinário e odontológicos. Qualidade, Tecnologia e Respeito ao Meio Ambiente são os 3 principais pilares da ArtPharma, a única farmácia na América Latina a ter o certificado ISO 14000 e a primeira no interior do Brasil a ter a certificação ISO 9001. Foi também pioneira a investir em equipamento de Infravermelho para manter o controle de qualidade de toda a matéria-prima utilizada em suas formulações. Além disso, foi uma das primeiras a utilizar a pesagem monitorada, o que assegura a calibração exata dos insumos, por meio de código de barras. Também saiu na frente em utilizar equipamentos como o pistilo eletrônico e o moinho de rolos para garantir um toque especial de homogeneização de todos os cremes e loções produzidos.  A farmácia é até hoje uma das únicas do País a possuir máquinas de encapsular, o que assegura um ganho importante no processo produtivo, tanto em eficiência como em padronização e segurança. 

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Mundo

Além do Detran, Automóvel Clube Brasileiro também emite a Permissão Internacional para Dirigir

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Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Está fazendo planos para viajar para fora do país e não sabe que é necessário obter um documento para conduzir moto ou carro? A permissão internacional para dirigir, mais conhecida como PID, é um documento que habilita o condutor a conduzir veículos automotores da sua categoria, para uso no exterior, em países que fazem parte das convenções e acordos internacionais que tratam sobre o assunto. De acordo com a Portaria DENATRAN nº 251/2017, o Automóvel Clube Brasileiro está autorizado a expedir a PID para brasileiros em todo o território nacional. O documento tem validade de três anos e é preciso portá-lo junto com a Carteira Nacional de Habilitação.

Mesmo em países que não possuem a exigência da PID, é importante estar com o documento por ser internacionalmente reconhecido e traduzido em nove idiomas, com o objetivo de facilitar a checagem das informações do condutor, tanto para locações de veículos quanto em fiscalizações das autoridades locais.

De acordo com o Consultor de Relacionamento do Automóvel Clube Brasileiro, Marcello Brandão, “nosso papel com a emissão da PID é facilitar para o condutor que quer praticidade para dirigir em outros países e não ter aborrecimentos caso seja parado por um policial no trânsito. O Automóvel Clube Brasileiro proporciona o acesso a PID de forma ágil e sem burocracia, tanto que a solicitação pode ser feita online. É importante lembrar que o acordo da Convenção de Viena possui a finalidade de facilitar a comunicação entre a autoridade estrangeira e o condutor que possui o documento. Não podemos afirmar que a Carteira Nacional de Habilitação serve para conduzir veículos em outros países, pois nem todas as locadoras alugam carros para estrangeiros com a CNH. As que são referências no mercado e as de maior porte solicitam a PID”, explicou.

Quando o turista apresenta somente a CNH para uma autoridade de trânsito que não conhece a língua portuguesa, isso pode gerar dúvidas ao responsável pela fiscalização. Existem casos de motoristas que foram multados na Argentina, por estarem somente com a CNH e não portarem a PID. Caso o turista não domine o idioma local, a dificuldade para responder todos os questionamentos do agente de trânsito, é considerada mais um obstáculo para mostrar que o documento apresentado está correto.

O Automóvel Clube Brasileiro proporciona o acesso a Permissão Internacional para Dirigir (PID) de forma ágil e sem burocracia. A permissão pode ser adquirida no portal https://carteirainternacional.org/. É só preencher o formulário com um único cadastro, efetuar o pagamento com segurança e no prazo máximo de três dias, a permissão é despachada pelos Correios.

Países onde a PID é aceita

África do Sul, Albânia, Alemanha, Anguilla (Grã Bretanha), Angola, Argélia, Argentina, Arquipélagos de San Andrés, Providência e Santa Catalina (Colômbia), Austrália, Arábia Saudita, Armênia, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Bélgica, Bermudas, Bielo-Rússia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Catar, Cazaquistão, Ceuta e Melilla (Espanha), Chile, Cingapura, Colômbia, Congo, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos,  El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia,  Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Gibraltar (Colônia da Grã Bretanha), Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Ilhas da Grã-Bretanha (Pitcairn, Cayman, Malvinas e Virgens), Ilhas da Austrália (Cocos, Cook e Norfolk), Ilhas da Coroa Britânica (Canal), Ilhas da Colômbia (Geórgia e Sandwich do Sul), Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Itália, Kuwait, Letônia,  Libéria, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia,  Mônaco , Mongólia, Montenegro, Montserrat (Grã Bretanha), Namíbia, Nicarágua,  Níger, Niue (Nova Zelândia), Noruega, Nova Zelândia, Nueva Esparta (Venezuela),  Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Quênia, Quirguistão, Reino Unido (Escócia, Grã-Bretanha, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales), República Centro Africana, República Tcheca, República Dominicana, Romênia, San Marino,  Santa Helena (Grã Bretanha), São Tomé e Príncipe, Seicheles, Senegal, Sérvia, Suécia,  Suíça, Tadjiquistão, Terras Austrais e Antártica (Colônia Britânica), Território Britânico na Antártica (Colônia Britânica), Território Britânico no Oceano Índico (Colônia Britânica), Toquelau (Nova Zelândia), Tunísia, Ilhas Turcas e Caicos (Colônia Britânica),  Turcomenistão, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela, Vietnã e Zimbábue.

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