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No período, Grupo reforça ação de conscientização de usuários dos trechos sob sua administração

Na Semana Mundial da Água, 19 a 23 de março, o Grupo Arteris reforça ação de conscientização sobre o descarte indevido de resíduos nas rodovias. A companhia busca alertar todos os usuários sobre os malefícios que o ato pode causar para o meio ambiente e, em especial, para a disponibilidade e qualidade da água no País.

A Arteris, que administra 3.700 quilômetros de rodovias em dez concessões nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, tem a sustentabilidade

ambiental como uma de suas prioridades. Por isso, nessa semana lançou uma campanha nas redes sociais sobre o impacto do descarte inadequado de resíduos para contaminação da água – recurso não renovável e cada vez mais escasso – além de provocar alagamentos e enchentes nas cidades.

“A preservação do meio ambiente deve ser uma preocupação de toda a sociedade. Por isso, vamos utilizar as nossas redes sociais para impactar os usuários das nossas rodovias e demais públicos de interesse do Grupo sobre a importância do descarte correto de resíduos, colaborando para a preservação desse recurso essencial para a vida – a água”, destaca Alessandra Vasconcelos, Diretora de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da Arteris

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Água e Saneamento

JundiaíShopping gera 1,93 milhões de litros de água de reuso por mês com sistema de tratamento de esgoto

Água proveniente do tratamento realizado na Estação Produtora de Água de Reuso é utilizada para rega de jardim, lavagem das docas e outros fins não potáveis, representando 40% do consumo do shopping

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O JundiaíShopping, empreendimento do grupo Multiplan em Jundiaí, trabalha alinhado às práticas ESG e desde sua inauguração adota comportamentos responsáveis que combatem a deterioração do meio ambiente e, assim, previnem o colapso dos recursos naturais. E quando o assunto é água, o shopping larga na frente com sua Estação Produtora de Água de Reuso (EPAR), implantada em 2017 e localizada em uma das áreas técnicas. Apenas em 2022, foram tratados 23,2 milhões de litros de esgoto, gerando em média 1,93 milhões de litros de água de reuso por mês, o suficiente para atender cerca de 40% do consumo do empreendimento.

Toda água de reuso utilizada pelo empreendimento e suas operações passa por um processo de tratamento rigoroso. A Estação Produtora de Água de Reuso, que tem capacidade para tratar até 3 mil m³ de efluentes por mês, utiliza o sistema de lodos ativados seguido de membranas de ultrafiltração. O resultado é uma água límpida e isenta de sólidos. Para garantir sua qualidade até os pontos de uso, passando por tubulações e reservatórios, é realizada ainda a desinfecção com cloro. Por fim, para diferenciá-la da água potável e torná-la esteticamente agradável aos usos a que se destina, é adicionado corante azul, constituindo a água de reuso.

Com essa tecnologia, em 2021 foram tratados 15,65 milhões de litros de efluentes. Já em 2022, foram contabilizados 23,2 milhões de litros, o que representa aproximadamente 1,93 milhões de litros de esgoto coletados e tratados por mês. E a expectativa é superar este número em 2023.

A água proveniente neste tratamento é utilizada para rega de jardim, lavagem das docas,  vasos sanitários e nas torres de resfriamento do sistema de ar-condicionado. Essa iniciativa permitiu reduzir o consumo de água proveniente da concessionária local e melhorar a eficiência do empreendimento, uma vez que a água de reuso representa aproximadamente 40% do consumo do shopping. Com esse mesmo objetivo de redução de consumo, nos banheiros as torneiras contam com sistema de redução de vasão de água.

Guillermo Bloj, superintendente do JundiaíShopping, explica que o empreendimento, que completou 10 anos em 2022, já nasceu com um olhar estratégico para o futuro, por isso tem entre seus propósitos realizar ações em prol da sociedade e, também, do meio ambiente. “A nossa estação de tratamento é uma das iniciativas que nos enchem de orgulho. A cada ano vemos a quantidade tratada de esgoto aumentar e, consequentemente, o consumo de água da concessionária é menor”, pontua.

Outras iniciativas – Bloj destaca ainda que o shopping possui diversas ações que em prol da sustentabilidade. Uma delas diz respeito ao destino correto dos resíduos gerados pelo empreendimento e suas operações, incluindo lâmpadas, lixo tecnológico e óleo de cozinha. Todo esse material é organizado no centro de triagem localizado no próprio shopping e sai pronto para receber a destinação adequada dada por empresas especializadas da região. Apenas em 2022, foram tratadas 188,6 toneladas de papelão, 5,5 mil kg de plástico, 637 kg de alumínio, 1,2 mil kg de papel toalha, entre outros resíduos. 

Visando a economia de energia elétrica e, consequentemente, recursos hídricos, entre os anos de 2015 e 2016 o JundiaíShopping realizou a troca de suas mais de 3 mil lâmpadas internas por lâmpadas com tecnologia LED, gerando uma economia de aproximadamente 65% em relação às lâmpadas convencionais. A previsão é que ao longo de 2023 seja realizada também as trocas das lâmpadas externas, que atualmente giram em torno de 220 unidades. “Vale destacar que desde outubro de 2021 estão disponíveis dois pontos exclusivos para recarregamento gratuito de carros elétricos e híbridos”, completa Bloj.

O superintendente enfatiza que nessa primeira década de operação, o JundiaíShopping manteve seu compromisso com a responsabilidade social e com o meio ambiente. “E ainda há muito a ser feito nos próximos anos, direcionando as ações de forma a refletir e fortalecer os valores Multiplan”, finaliza.

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Água e Saneamento

Dia Mundial da Água: lugar de lixo não é no ralo

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Com o objetivo de colocar atenção em discussões sobre  a sustentabilidade do recurso natural, o Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Ela é necessária e fundamental para a sobrevivência dos seres vivos e, por isso, cuidar da sua existência é uma responsabilidade compartilhada entre todos.

O descarte incorreto de lixo em ralos, pias e vasos sanitários, por exemplo, pode trazer grandes problemas. “Além de entupir as redes coletoras, esses resíduos chegam à Estação de Tratamento de Esgoto de Jundiaí (ETEJ), podendo comprometer os equipamentos que realizam o serviço, interferindo na proteção da saúde pública e preservação do meio ambiente”, quem explica é Ana Paula Fernandes Abrahão, Gerente Ambiental, Social e de Governança da Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), empresa privada responsável por tratar o esgoto da cidade e fiscalizada pela DAE Jundiaí, sendo esta empresa responsável pela gestão da rede de esgoto.

Ana Paula ainda ressalta que descartar produtos inflamáveis, remédios, tintas, óleo de cozinha, absorventes e preservativos de forma inadequada ainda são atitudes realizadas constantemente pela população. “Aqui na ETEJ recebemos uma grande quantidade desses tipos de resíduos. Nos últimos 12 meses recebemos quase 85 mil toneladas de lixo, que chegaram até nós pela rede de esgoto. Isso afeta diretamente a eficiência do tratamento e pode acarretar a quebra de equipamentos importantes para a Estação, assim como pode ser responsável por entupir galerias e retornar esgoto para as casas das pessoas.”.

Ela reforça que existem alguns hábitos do dia a dia que podem ser revistos e mudados. “São escolhas simples que fazemos no dia a dia e que contribuem com a manutenção dos equipamentos de infraestrutura de casa, com os serviços de saneamento da cidade e com o meio ambiente”.

  • Óleo de cozinha na pia ou no vaso sanitário: a presença de gordura causa muito estrago na rede de esgoto. Quando esfria, o líquido se transforma em um bloco sólido que se fixa e acumula nos canos, reduzindo o espaço para a passagem do esgoto, chegando a provocar a completa obstrução do encanamento e o retorno do esgoto para as residências.
  • Fio dental: Pode causar um grande estrago se for lançado direto no vaso sanitário ou no ralo da pia. Ele funciona como uma rede, pode enroscar e concentrar outros dejetos ao seu redor até provocar o entupimento da rede.
  • Cabelos: É muito difícil evitar completamente o acúmulo de fios de cabelo. Por isso, não abra mão do uso de grelhas no ralo do banheiro e de grades nos canos das pias. Depois do banho, sempre limpe o ralo, remova o acúmulo de fios presos e jogue tudo no lixo comum.
  • Lixo: É no lixo! Não descarte cotonetes, cigarros, absorventes, camisinhas e embalagens no vaso sanitário. Use a lixeira do banheiro para descartar esses objetos. Isso vai contribuir, e muito, para o bom funcionamento de toda a rede de saneamento.

5– Tampas de bueiro: Comunique a DAE sobre os lugares em que a rede de esgoto possa estar aberta, sem tampa. Além de ser um fator importante de entrada de resíduos na rede, pode ocorrer a queda acidental de pessoas e animais.

Ana Paula reforça que “a conscientização que esta data traz é muito importante, afinal, o tratamento adequado reduz os índices de doenças causadas por águas contaminadas, além de tornar o recurso novamente disponível para novos usos e para a natureza”.

As estações de tratamento de esgoto estão devolvendo vida aos rios, como pôde ser constatado nos últimos anos no Rio Jundiaí. “Este resultado só foi alcançado por uma tomada de ação conjunta e muito bem planejada”, esclarece a especialista.

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Água e Saneamento

Sabesp lança aplicativo para facilitar comunicação sobre vazamentos

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A Sabesp apresenta seu primeiro aplicativo para permitir que seus clientes possam informar a empresa sobre vazamentos de água ou esgoto em vias públicas e/ou residências da Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina. Oferecido gratuitamente, o “Sabesp_App” pode ser utilizado em aparelhos com sistema operacional Android e iOS, incluindo smartphones e tablets.

Uma vez instalado, o aplicativo solicita que o usuário faça um cadastro simples com número do celular e e-mail. Depois dessa etapa, é possível acessar uma tela com as opções de vazamento de água ou esgoto. O cliente precisa então selecionar e digitar o endereço para localização da ocorrência, permitindo a localização instantânea pelo GPS do celular. Também é necessário enviar fotos do vazamento (no mínimo uma e no máximo três imagens) para permitir que a Sabesp possa dimensionar o problema e, consequentemente, preparar as equipes de instrumentos necessários para a resolução do caso.

Feito o envio, o usuário recebe automaticamente o protocolo de atendimento que permite acompanhar o andamento e finalização de toda operação. O programa disponibiliza ainda tela de ajuda com informações e um vídeo que auxiliam os usuários a diferenciar, em caso de dúvida, se o vazamento é de água e/ou esgoto, bem como de dados referentes a vazamentos resultantes de outras causas, como drenagem de prédios, galerias de água da chuva, entre outras características que não são da responsabilidade da empresa.

Para Marcelo Fornaziero Medeiros, gerente do Departamento de Desenvolvimento e Gestão da Metropolitana, a iniciativa demonstra a preocupação da Sabesp com o atendimento ao cliente: “Vamos ganhar muito em eficiência e o cidadão também vai ser beneficiado ao perceber que sua reclamação foi atendida com rapidez”, afirma. O “app” se soma aos canais de relacionamento já existentes, como a central de atendimento telefônico (telefone: 195), as agências comerciais (físicas) e, por fim, a agência virtual e o chat localizados no site da Sabesp.

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