23/05/2019 | 18:20
Jundiaí

Associação de Moradores da Região do Retiro nomeia cursinho popular em homenagem a Professora Miriam Cardoso

Foto: Diretoria de Comunicação | AMRR
322leituras

Cursinho popular é oferecido a estudantes do último ano do ensino médio que irão realizar prova do ENEM

No último sábado, dia 11 de maio, a AMRR – Associação de Moradores da Região do Retiro prestou emocionante homenagem a Professora Miriam Mendonça Moreira Cardoso, pelos 32 anos no magistério da rede pública do estado de São Paulo, atribuindo seu nome ao cursinho popular do ENEM que é oferecido pela AMRR a estudantes. A escolha foi uma decisão conjunta da diretoria executiva da associação e dos alunos matriculados no cursinho.

Segundo Daphine Ribeiro, diretora de educação da AMRR: “a escolha do nome de Miriam para a homenagem, foi feita baseando-se na profissional com um olhar humanizado que ela é. Para ela, a educação vai além da sala de aula, é uma incentivadora das políticas públicas, e acredita, ainda, em uma educação inclusiva onde os alunos são agentes de transformação da sua própria história. Fora que ela foi, também, idealizadora do projeto do cursinho popular junto ao professor e sociólogo, Ivair Aniquiarico.”

A cerimônia contou com a presença de dirigentes da Associação de Moradores: o presidente Daniel Lemos e a diretora de educação Daphine Ribeiro, da coordenadora pedagógica da E.E. Diógenes Duarte Paes: Elisabete Tuasca, de associados da Associação de Moradores, de alunos do cursinho e da comunidade local, além dos pais, filhos, esposo e familiares da homenageada.

“A Miriam deixa em cada um dos seus alunos uma marca indestrutível, um pedacinho do seu ‘eu’, da sua sabedoria, que despertam algo especial em nós, que abrem nossos olhos de modo irreversível e transformam a nossa maneira de ver o mundo, que ao decorrer dos anos, vamos percebendo como cada detalhe adquirido, agregará em nossas vidas.”, disse o estudante Robert Matheus, que também é aluno do cursinho.

Emocionada, Miriam Cardoso agradeceu à Deus, aos seus familiares, ao presidente e a diretora de educação da Associação de Moradores da Região do Retiro pela homenagem e a todos os amigos e convidados presentes, por compartilharem “deste dia inesquecível”. 

BIOGRAFIA

Miriam Mendonça Moreira Cardoso

Nascida em 11 de outubro de 1968, na cidade de São Paulo. Filha de Flávio dos Santos Moreira e Arlete Mendonça Moreira, casada com Miguel Vieira Cardoso, tem quatro filhos: Danilo, Denis, Danielle e Lucas.

Trinta anos no magistério da rede pública do estado de São Paulo se iniciaram em 1987 como PEB I e efetiva em 1989 na E.E. Prof. Walter Ribas de Andrade, na Diretoria de Caieiras, ministrando aulas no Ciclo Básico. Realizou cursos de alfabetização e licenciatura plena em História no ano em 2003 e licenciatura plena em Pedagogia em 2005.

Em 2007 se efetivou como PEB II ainda na Diretoria de Caieiras. No ano de 2008 participou do processo seletivo para professor coordenador, período em que teve a sua primeira experiência na coordenação na E.E. Vereador Luiz Alexandre dos Santos, D.E. Caieiras. Em tempo concomitante que ministrou aulas junto a Secretaria Municipal de Jundiaí. Já em 2011 iniciou a experiência na vice-direção da Escola da Família na E.E. Prof. Élcio José Pereira Cotrim, D.E. Caieiras, desenvolvendo projetos em parceria com os universitários nos quatro eixos: esporte, cultura, saúde e trabalho, participando das formações e atividades conjuntas junto a todas as escolas com o programa.

No processo de remoção, seu cargo mudou-se para a E.E. Adib Miguel Haddad, na D.E. Jundiaí.  Em Maio de 2012, iniciou um novo desafio na Coordenação na E.E. Diógenes Duarte Paes – D.E. Jundiaí, sua atual atividade de trabalho, realizou vários cursos nesse período.

Em dezembro de 2017 concluiu seu curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica pela UFSCAR. Nesse período foram desenvolvidos inúmeros projetos na escola como: Semana da Diversidade, Participação da Olímpiada de História, Mostra de Foguetes, Oscar Diógenes, OBMEP, Olimpíada de Língua Portuguesa, Currículo Mais, Proximidade junto as EMEBs do bairro e a parceria com a Associação de Moradores da Região do Retiro, que proporcionou o cursinho popular preparatório para o ENEM com os alunos da terceira série, parceria com alunos medalhistas da OBMEP que colaboram junto aos alunos do E.F. e Projeto de Alfabetização para os alunos do 7º ano.

Leave a Response