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Atendimento ao cidadão e exercício da cidadania
Ferramentas e processos inerentes a uma gestão pública assertiva e transformadora.
A prefeitura é uma organização que tem por finalidade desenvolver a cidade e prestar serviços aos munícipes. Com esses objetivos, ela possui uma série de canais, nas diferentes áreas, voltadas ao atendimento aos cidadãos. Entretanto, nem sempre a população conhece tais ferramentas. Cabe a nós, agentes públicos, dar visibilidade, explicando os melhores caminhos para o exercício da cidadania.
Louveira possui, por exemplo, um aplicativo com diversas funcionalidades que facilitam a vida do munícipe, chamado “Cartão Cidadão – Louveira na Palma da Mão”. Nele, entre outros, é possível fazer agendamentos médicos e solicitar atendimentos de zeladoria. Dentro do conceito de “smart city” (“cidade inteligente”), a tecnologia melhora o cotidiano das secretarias e da comunidade e pode ser decisiva para a transformação contínua dos processos que levam aos resultados esperados.
A frase “governar é priorizar” define muito bem a missão delegada aos gestores públicos nas eleições. O político nada mais é do que uma espécie de síndico, eleito para equilibrar as necessidades coletivas com os recursos disponíveis. Mas não basta votar, precisamos buscar entender o funcionamento dos governos e participar durante os mandatos para contribuir com a tarefa dos poderes constituídos.
Como os contribuintes são os responsáveis pelo financiamento da estrutura governamental, eles têm o direito e o dever de serem ativos no processo de melhoria dos serviços prestados e do planejamento do futuro da cidade. Nesse contexto, à medida que fazemos uso do ferramental disponível, não apenas resolvemos nossos problemas, como fazemos nossa parte para melhorá-lo.
É importante sempre observarmos os princípios da impessoalidade e da legalidade a conduzir os procedimentos do funcionalismo público, incluindo concursados, comissionados e detentores de mandatos. Devemos, então, evitar buscar favorecimentos pessoais que prejudiquem essas diretrizes previstas na Constituição Federal. Ao invés disso, podemos fazer das nossas necessidades, uma forma de interagir a favor do coletivo.
Nas próximas semanas, Louveira passará pela revisão do Plano Diretor, uma importante peça jurídica para o desenvolvimento sustentável. Todos nós somos afetados por ele, conscientemente ou não. Faremos uma ampla consulta pública para ouvir sugestões e construir um plano inclusivo. Trata-se de uma excelente oportunidade de participação cidadã.
Nesta gestão, o gabinete do vice-prefeito tem como escopo o atendimento ao cidadão sobre três pilares: levar as demandas para dentro do governo de forma transparente, ajudar o prefeito na governança e contribuir para a formação de cidadãos mais aptos a participar da construção da cidade que sonhamos.
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