Bom Dia Eleições 2026: Albino (NOVO) critica pacto federativo e defende experiência em segurança para disputar eleição

Dando continuidade à série “Bom Dia Eleições 2026”, o Bom Dia Jundiaí ouviu Albino (NOVO), ex-vereador e suplente de deputado. Com um discurso que conecta todos os problemas públicos à economia e ao pacto federativo, ele se posiciona como pré-candidato e defende sua experiência profissional como um diferencial.

Pré-candidatura e as bandeiras essenciais

Albino confirmou que se sente lisonjeado com a lembrança de seu nome e que a disputa é de seu interesse. Para ele, o problema central do país é o pacto federativo: “Hoje temos um pacto federativo que o Município arrecada a maioria dos recursos e fica com muito pouco (…) O Governo Federal está acabando com os municípios”.

Suas bandeiras são as “essenciais”: Saúde, Segurança Pública e Educação. Ele critica o “absurdo da demora nos atendimentos na área da saúde”, a fragilidade das leis que, segundo ele, “favorecem os meliantes”, e o “caos” da educação pública estadual e federal. Como policial civil aposentado, destaca: “Tenho muita experiência na área da segurança pública”.

Falta de representatividade

Para Albino, a falta de representatividade da região não se deve apenas aos políticos. Ele aponta a responsabilidade do eleitorado: “A população precisa estudar o currículo de cada candidato (…) A abstenção nas votações isso prejudica muito, cerca de 30 por cento dos eleitores não vão às urnas”.

Ele acredita que Jundiaí tem condições de eleger deputados, mas “infelizmente ainda falta consciência política aos eleitores”. Caso eleito, promete uma “legislatura mais participativa, perto do povo”.

Avaliação dos governos: “péssima” para o Federal e “bom” para o Estadual

A avaliação do Governo Federal é dura: “Avalio a atuação do Governo Federal como péssima”. Ele cita o aumento dos gastos públicos, o crescimento do número de ministérios, a dívida das estatais, a corrupção em “níveis astronômicos” e o assistencialismo para “compra de votos”.

Já o Governo Estadual recebe uma avaliação positiva: “Faz um bom governo tentando melhorar todas as áreas, se mostrando técnico e ativo”. As críticas construtivas ficam por conta da necessidade de melhorar a situação dos funcionários públicos e investir nas estradas da região.

Articulação e a experiência como diferencial

Albino afirma que pretende ter um “bom relacionamento com o Governo Federal e Estadual” para trazer projetos e recursos.

Seu principal diferencial, segundo ele, é sua trajetória de vida e profissional. “Venho da roça a suplente de deputado, tenho experiência de vida, sou policial civil aposentado, técnico em contabilidade, Consultor Imobiliário, Advogado, empresário”, lista. Ele também relembra sua carreira política como vereador por dois mandatos, presidente da Câmara e o vereador mais bem votado em 2020.

Crítica às emendas e a prioridade absoluta da saúde

Seguindo a linha do partido NOVO, Albino faz uma forte crítica ao sistema de emendas parlamentares. Para ele, fora as impositivas (obrigatórias), as emendas são “apenas usadas para compra de votos dos deputados, onde bilhões e bilhões são entregues para o amigo do rei”.

Ele volta a defender a mudança no pacto federativo como a solução: “Se tivéssemos um pacto federativo correto e justo não precisaríamos de emendas”.

Caso precise destinar recursos, sua prioridade é única e clara: “Acredito que o setor mais sensível quanto a recursos hoje é a saúde, porque a vida das pessoas vem em primeiro lugar”.


A série “Bom Dia Eleições 2026” continua a ouvir os nomes que despontam como possíveis pré-candidatos da região. As entrevistas são publicadas à medida que as respostas são recebidas.

Publicidade