16/06/2019 | 17:30
Geral

Cáries e sensibilidade: conheça as causas de alguns dos problemas que mais afetam a saúde bucal e como solucioná-los

35leituras

Você usa o fio dental durante sua higiene bucal? Para alguns, a resposta para essa pergunta é óbvia, mas, por incrível que pareça, muita gente pula essa etapa tão essencial na prevenção de diversas doenças. Para se ter uma ideia, em uma pesquisa realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, constatou-se que apenas 53% das pessoas usam o fio dental, numa análise de 80 mil domicílios. Esse simples descuido pode gerar problemas grandes para a saúde do seu sorriso. O dentista Djalma Faria destacou alguns deles e trouxe explicações sobre suas causas e tratamentos.

Açúcar: o grande vilão da saúde bucal

Desde pequenos já ouvimos falar sobre as temidas cáries. A doença é a mais comum e recorrente entre os pacientes, em especial, crianças. E o número de pessoas que sofrem com esse problema só aumenta. O grande causador de toda essa bagunça é o consumo em excesso de açúcar, que serve como alimento para as bactérias. “A solução é uma escovação bem feita, sempre utilizando o fio dental, e buscar opções diferentes para consumo, como adoçantes naturais e alimentos com baixo teor de açúcar, como verduras, que ainda ajudam na mastigação”, ressalta o profissional. Além da limpeza bucal,manter visitas regulares ao dentista é de suma importância para prevenir-se. Simples, não é?

Problemas com hipersensibilidade são recorrentes

Pacientes que possuem hipersensibilidade sofrem com dores intensas nos dentes assim que são expostos a alimentos muitos gelados ou até doces. O problema afeta de 4 a 10 pessoas, podendo ser causado por força excessiva durante a escovação ou a falta de uso do fio dental, por exemplo. “Cobrir somente metade da escova com pasta já é o suficiente para a limpeza, e quando a dor estiver intensa, o uso de creme dental especializado contra a sensibilidade é o suficiente para aliviar a dor”, indica o odontologista. Vale lembrar que caso o paciente esteja sentindo algum incômodo, o recomendado é marcar uma consulta ao dentista o quanto antes. Assim, a causa do problema será descoberta e tratada corretamente.

A Vitamina C ajuda na saúde da sua cavidade bucal

É comum relacionarmos a vitamina C diretamente como uma maneira de precaução de resfriados ou gripes. Isto porque o composto é responsável por manter o sistema imunológico em dia. No entanto, o que poucos sabem é que, essa mesma vitamina também contribui na prevenção de sangramentos nas gengivas e da perda dentária. Uma doença bucal relacionada à carência dessa vitamina é o escorbuto, causador de hemorragias nas gengivas e até abalos nos dentes. Por isso, o dentista ressalta algumas frutas e vegetais ricas nessa substância importante, como laranja, kiwi, brócolis e espinafre. “Só é necessário cuidado com as frutas muito ácidas, pois podem deixar o dente poroso, ao desmineralizar o esmalte”, finaliza Djalma.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Djalma Faria – Ortodontista e Especialista em Visagismo Facial
Campinas – SP
CRO-SP: 59104

Sobre o Sorrisologia

Sorrisologia é a maior plataforma de conteúdo especializado em saúde bucal do Brasil, com artigos criados em parceria com experts em odontologia. O website é apoiado por Oral-B, uma das maiores marcas de saúde bucal do mundo, pertencente ao grupo de marcas P&G. Acesse o Sorrisologia e aprenda muito mais sobre a saúde da sua boca.

Leave a Response