Conecte-se com a gente

Artigos

Comprar ou alugar um veículo? Veja como decidir

Ter um carro disponível, alugado ou comprado, pode aumentar muito a comodidade do seu dia a dia.

Redação

Publicado

em

Na dúvida entre comprar ou alugar um carro? Pois saiba que ambas as opções são interessantes, desde que você avalie suas necessidades.

Há casos, por exemplo, em que a economia que um carro alugado proporciona será vantajosa. Mas se seu uso do veículo for contínuo, o valor pago diariamente não deve compensar.

A seguir, contamos as vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um carro. Continue lendo para saber!

Quando vale a pena a compra do veículo

Comprar um carro pode ser vantajoso em diversas situações. É importante avaliar essas vantagens para ter a certeza de que essa compra vale mesmo a pena.

Afinal, um veículo vai representar também despesa. Com o combustível, manutenção, limpeza e mais.

A seguir, contamos quando vale a pena fazer a compra de um automóvel.

Vantagens do veículo próprio

Sem dúvida, uma das maiores vantagens de comprar um carro é ter sua mobilidade facilitada. Você passa a poder ir a qualquer lugar quando quiser, inclusive para outros estados e países.

Para quem tem crianças, ter um carro também facilita o dia a dia. Porque andar de ônibus com bebês pode ser bem complicado, não é mesmo?

Com um veículo, você também tende a ter mais segurança na hora de transitar, pois não vai precisar ficar esperando no ponto de ônibus. Nem usar o transporte público, o que pode ser um perigo tanto por causa de acidentes, quanto de assaltos.

Tem ainda a economia de tempo, o prazer de dirigir e a oportunidade de realizar um sonho.

Se seu objetivo é comprar um carro, uma alternativa pode ser solicitar um empréstimo. Existem diversas opções de crédito para custear a compra do veículo, e você pode escolher a que melhor se encaixa à sua necessidade.

Há, por exemplo, o financiamento de veículo, que é o mais comum nestes casos. Mas você também pode solicitar um empréstimo pessoal, um consignado ou outros.

A dica é ter bastante atenção às taxas de juros de cada opção. É importante que os valores não sejam altos, pois senão você vai pagar caro pelo dinheiro.

Na hora de escolher a modalidade de crédito e a empresa responsável, você pode usar um simulador de empréstimo. Com a ferramenta, é possível comparar várias opções em uma única tela, o que facilita a escolha.

Desvantagens do veículo próprio

Apesar dos atrativos de comprar um carro, também existem desvantagens na transação. A principal delas são os gastos que o veículo vai gerar.

Você vai precisar pagar por combustível, manutenção, IPVA, seguro, troca de óleo e várias outras despesas. Então, é algo que pode pesar no orçamento se você não se planejar bem.

Outro problema é que, muitas vezes, você vai ter que transitar por estradas em condições ruins. Por isso, haverá o incômodo de uma direção difícil, assim como o risco de acidentes.

Quando vale a pena alugar um veículo

Nos últimos tempos, o aluguel de carros se tornou bastante comum. Para se ter uma ideia, existem quase 12 mil locadoras de veículos no Brasil, que atendem um público amplo.

Dessa forma, pode ser uma opção alugar, em vez de comprar um carro. Veja os prós e contras abaixo.

Vantagens do aluguel de veículo

Alugar um carro evita que você tenha custos com seguro e impostos do veículo. Isso fica por conta da locadora, então é uma despesa a menos para você.

Outra vantagem de alugar um veículo é que as locadoras costumam ter lojas em várias cidades diferentes. Então, pode ser que você, por exemplo, alugue um carro na cidade de São Paulo, viaje para o Rio de Janeiro e entregue o veículo lá. Claro que isso varia por empresa, mas é uma possibilidade interessante para quem deseja o veículo para viajar.

Há ainda a facilidade no aluguel, uma vez que as locadoras não exigem muito. Normalmente, é preciso apenas ter uma CNH válida e idade mínima de 18 anos.

Desvantagens do aluguel de veículo

Apesar dos seus atrativos, alugar um veículo também tem pontos pouco atrativos. Algumas locadoras, por exemplo, limitam o território de trânsito do carro. Por isso, você pode não ser autorizado a sair com o veículo do estado ou do país, visitando locais como o Paraguai.

Além disso, há o custo do aluguel. Em planos por tempo maior, a despesa pode se tornar mais barata. Porém, o valor cobrado pela diária costuma ser bem caro.

Então, na hora de alugar um veículo, é importante pesquisar os valores nas empresas. Os negócios cobram de forma diferente, e sua pesquisa pode ajudar a encontrar um preço mais em conta.

Afinal, é melhor alugar ou comprar?

Não há uma resposta exata para a pergunta deste tópico. Na verdade, comprar ou alugar são opções vantajosas, e você vai precisar avaliar o que faz mais sentido ao seu caso.

Por exemplo: se seu uso do carro é esporádico, mantê-lo parado na garagem pode ser ruim, enquanto que o aluguel daria conta da demanda.

Ao mesmo tempo, você precisa avaliar seu orçamento. Você tem dinheiro para comprar um veículo? Tem interesse por um empréstimo? Ou no caso do aluguel, os valores caberiam no seu bolso sem apertar as finanças?

Ainda é preciso avaliar a disponibilidade de serviços de aluguel na região. Assim como os seus custos no longo prazo.

Lembre-se de pensar bem cada detalhe, listando suas finanças e entendendo o impacto da sua decisão para o orçamento e seu dia a dia. O ideal é conseguir conforto, mas por um preço que não afete sua vida financeira.

Considerações finais

Para se decidir por comprar ou alugar um carro, você pode analisar três pontos principais, associados. São eles: seus gastos, sua frequência e modo de uso do veículo.

Se o uso do carro for contínuo, os gastos de compra e pagamento de impostos devem compensar. Especialmente se o objetivo for passear com a família.

Agora, em situações de uso esporádico do veículo e/ou tráfego sozinho, seu custo deverá ser menor com o aluguel. Afinal, você não terá que arcar com valores como o seguro e impostos do automóvel.

Lembre-se de avaliar com cuidado suas necessidades. E então, independente da sua decisão, pesquise várias empresas antes de fechar negócio. Isso vai facilitar encontrar a melhor oferta para o seu bolso.

Sobre o Juros Baixos

Há mais de 5 anos no mercado, o Juros Baixos é uma fintech que atua oferecendo soluções financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro.

Se quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação financeira, não deixe de conferir o blog Juros Baixos e nosso canal no Youtube.

Continuar Lendo
PUBLICIDADE
1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Contato

Bom Dia Jundiaí ® - Todos os direitos reservados. 2014-2024 | Desenvolvimento de Sites

| Editor-chefe: Dalmir Junior | MTB 91.765