Conecte-se com a gente

Artigos

Confira 5 dicas para economizar nas contas de casa

Redação

Publicado

em

Uma das formas de sobrar mais dinheiro no final do mês é economizando nas contas de casa. Porém, como grande parte dessas contas são essenciais e não podem simplesmente serem excluídas, muita gente fica na dúvida de como fazer para que essas despesas sejam menores. 

A primeira coisa a fazer é analisar todos os hábitos de consumo da família, para conseguir identificar despesas desproporcionais ou, até mesmo, custos supérfluos. Dessa forma, será possível traçar metas para fazer com que esses gastos sejam minimizados, como no caso da energia elétrica, por exemplo. 

Um ponto importante dessa economia é também ter uma nova relação com o seu dinheiro e só através dos conhecimentos de educação financeira é que isso será possível.

A seguir, elaboramos uma série de dicas para que você comece a mudar seus hábitos de consumo e não traga problemas ao seu planejamento financeiro pessoal.

Além disso, será possível observar outras oportunidades de economia que você pode estar perdendo. Vamos lá?

Importância de economizar nas contas fixas

Por que é tão importante economizar nas despesas fixas? Pense que ao adotar uma postura mais responsável, conseguindo ter um maior controle sobre as contas fixas é uma decisão certeira. 

Porque se você refletir, o dinheiro economizado pode ser usado em diversas situações, desde uma emergência de saúde ou até a realização da viagem dos sonhos. 

Quando você investe em estratégias para reduzir essas despesas, contribui para que seu planejamento financeiro funcione verdadeiramente. 

Especialmente porque ter prosperidade está mais ligado à forma de lidar com as suas finanças do que propriamente com o quanto você ganha no final do mês. 

5 formas de economizar nas contas de casa

Após compreender mais sobre a importância de um planejamento financeiro que funcione, além de saber que é possível economizar nas contas fixas, veja abaixo cinco formas de economizar nas contas da casa: 

  1. Sempre faça uma lista de compras;
  2. Quando vale a pena parcelar;
  3. Tenha cuidado com gastos “pequenos”;
  4. Procure renegociar contas já existentes;
  5. Economize água e energia elétrica.

Faça uma lista antes de ir às compras

Uma das piores atitudes é ir ao supermercado com fome. Porque acabamos comprando, por impulso, mais do que deveria, como doces e salgadinhos para “matar a fome”. Por isso, sempre procure ir com estômago forrado para resistir a tentações.

Além disso, para evitar compras desnecessárias, faça uma lista com o que você realmente precisa e procure ir às compras uma vez por semana. Lembre-se de se manter atento ao seu planejamento financeiro, comprando apenas o que é essencial e sem cair na armadilha da fome.

Saiba quando vale a pena parcelar

É muito comum que muitas lojas ofereçam desconto para o pagamento à vista em comparação ao pagamento parcelado. Se você quer saber se o desconto é vantajoso, compare-o com a rentabilidade do investimento que você faria com o recurso no caso de um pagamento parcelado. 

Para saber se vale realmente parcelar, pense o quanto ele poderia render em uma aplicação.  Se o rendimento for superior ao desconto, mais vale optar pelo parcelamento com o cartão de crédito, mas caso não, escolha o desconto do pagamento à vista.

Cuidado com os gastos invisíveis

Primeiro é importante compreender o que são os gastos invisíveis, estas são despesas que temos no seu dia a dia, mas que não recebem a atenção como as contas fixas. Podemos citar como um exemplo, o clássico cafezinho após almoço.

Muitas vezes os valores são baixos ou parecem irrelevantes, todavia ao longo de um período, eles podem causar um verdadeiro rombo no seu planejamento financeiro pessoal. Por isso, tenha cuidado e pense bem antes se vale mesmo a pena ter esse custo. Em muitos casos, você pode tomar o famoso cafezinho na sua casa.

Renegocie planos de internet e TV a cabo

Procure renegociar os planos de internet e TV a cabo, porque em muitos casos acabamos sendo convencidos a contratar pacotes que oferecem muito mais do que necessitamos. A verdade é que não usamos tudo e prejudicamos nosso planejamento financeiro, resultando em desperdício de dinheiro.

Por isso, aproveite para pesquisar e confira se existe algum concorrente com preço mais atrativo. Isso o ajudará a barganhar descontos.

Economize água e energia

Tanto a conta de energia elétrica como a de água, podem ser vilãs do planejamento financeiro. Porque além dos constantes aumentos nas tarifas destas, infelizmente alguns hábitos podem elevar o consumo de maneira desnecessária. 

A nossa dica é repensar seus hábitos e passar a adotar uma postura bem mais consciente. Veja algumas mudanças que podem fazer diferença: 

  • Sempre que sair de um ambiente, apague as luzes;
  • Só o use o ar-condicionado quando estiver em dias de muito calor;
  • Procure trocar as lâmpadas da sua residência por modelos mais econômicos;
  • Tome banhos rápidos;
  • Evite usar a secadora de roupas;
  • Não deixe o chuveiro pingando.

Mais fácil do que parece

As dicas acima vão te ajudar a economizar nas contas de casa, certo? Como é possível notar através desse artigo, essa missão é muito mais simples do que parece.

Você precisa ter dedicação, foco e organização, que a partir daí será mais fácil seguir seu planejamento financeiro pessoal e manter suas as finanças sempre em dia. Além disso, ficará mais tranquilo economizar dinheiro e conquistar suas metas. 

Você concorda com a afirmação acima? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Sobre o Juros Baixos

Há mais de 5 anos no mercado, o Juros Baixos é uma fintech que atua oferecendo soluções financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro.

Se quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação financeira, não deixe de conferir o blog Juros Baixos e nosso canal no Youtube.

Continuar Lendo
PUBLICIDADE
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply