Artigos
Covid-19: Prefeitura de Jundiaí precisa adotar um plano de ação efetiva para conter a pandemia na cidade
A pandemia está tomando proporções incontroláveis em todo o mundo e a vacinação está longe de atingir todos os brasileiros, infelizmente. Aqui em Jundiaí a Saúde está à beira de um colapso, com praticamente 100% dos leitos de UTIs ocupados, tanto na rede pública, como na privada.
Até o momento, a Prefeitura da cidade não apresentou um plano amplo e conjunto para conter o vírus e ajudar a população. O que vemos são algumas medidas isoladas como o fechamento do comércio, porém sem nenhuma ajuda a esses comerciantes e prestadores de serviços, que terão que se desdobrar para pagar a taxa de alvará, em que não é permitido nem o parcelamento.
Nos bairros periféricos de Jundiaí a situação é ainda pior, muitas famílias sobrevivem apenas com doações. A Prefeitura não tem um projeto emergencial para ajudar essas famílias. Não adianta apenas distribuir alguns alimentos, se essas pessoas têm outros gastos como o gás e energia, por exemplo, para fazer as refeições.
Em sua última live, o Prefeito falou sobre a importância da conscientização: usar máscaras, manter o distanciamento social e evitar aglomerações. Porém, somente por meio de uma live, essa informação não chegará ao público pretendido, como ele mesmo citou: os jovens. É necessário um plano de comunicação voltado à mocidade, junto com uma ampla fiscalização em toda a cidade.
Porém não se pode simplesmente “jogar” toda a responsabilidade de conter o vírus para a população. A Prefeitura de Jundiaí precisa assumir esse compromisso e adotar medidas sérias, como garantir mais ônibus nos terminais, com a ampliação da frota que ainda está reduzida; distribuir gratuitamente máscaras de alta qualidade; distribuir álcool em gel para a população e executar um plano de ação eficaz para cada região da cidade. Apenas com lives não iremos conter essa pandemia.
You must be logged in to post a comment Login