Jundiaí
No Sesc, curso gratuito qualifica jovens artistas
Com o objetivo de fortalecer o cenário artístico local, o Sesc Jundiaí realiza entre março e abril o curso Autonomia na Produção Cultural, onde os participantes vão mesclar conteúdos teóricos e práticos para otimizar a gestão dos seus projetos.
O curso é orientado pelo produtor jundiaiense Gustavo Koch, que soma vasta experiência na gestão artística e cultural. Em seu currículo recente estão os festivais Hip Hop District e Festa Julina Jundiaí, além da produção executiva dos cantores Renan Cavolik e Thiago Pethit.

Gratuito ao público, o curso terá oito encontros entre os dias 11 de março e 29 de abril, sempre às quartas-feiras. As pessoas interessadas devem responder o porquê gostariam de participar da atividade e enviar um breve currículo para o e-mail valorizacao@jundiai.sescsp.org.br.
O projeto é focado em jovens artistas e agentes culturais residentes ou com atuação nas periferias. Temas como o uso da comunicação para a transformação de realidades e o futuro das políticas públicas culturais estão entre os tópicos que serão abordados.
O DIA JUNDIAÍ conversou brevemente com o produtor, confira:
O DIA: Um dos aspectos do seu trabalho é busca constante pela qualificação de artistas e criadores culturais da cidade, por quê?
Gustavo Koch: Eu acredito que Jundiaí possa uma das cidades mais criativas da América Latina. Temos diversas características que contribuem para isso, como a localização estratégica e uma grande presença de artistas. Porém, sabemos pouco sobre o que criamos aqui, faltam dados indicadores, por exemplo. Por isso a necessidade de capacitar. Assim fortalecemos o cenário artístico e estimulamos a geração de informações úteis ao desenvolvimento cultural.
O DIA: O que as pessoas interessadas podem esperar do curso?
GK: O objetivo é compartilhar conhecimentos e hábitos que sejam práticos, provocar reflexões sobre o desenvolvimento da cidade através da cultura e estimular a autonomia. É um curso para quem está começando ou já começou, mas quer ir além. Ao mesmo tempo em que visitamos o básico, vamos debater temas contemporâneos ligados à produção cultural.
O DIA: Você está representando Jundiaí no World Creativity Day (WCD), conte mais.
GK: É um projeto incrível com apoio da ONU que une criatividade e inovação em busca do desenvolvimento sustentável em diferentes áreas. Mais de 100 cidades brasileiras recebem o projeto neste ano, nos dias 21 e 22 de abril. Ao redor do mundo, pelo menos outros sete países já têm programações confirmadas. Por aqui, estamos quase fechando as atividades, mas é possível adiantar que terão como eixo temático a economia criativa.
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1415402545296247

You must be logged in to post a comment Login