Conecte-se com a gente

Itupeva

Distrito Turístico Serra Azul renova e amplia a força da união

Redação

Publicado

em

A 7ª Reunião do Conselho Gestor do Distrito Turístico Serra Azul – CG do DTSA, realizada na última sexta-feira (24/05/2024), no Centro de Convenções White Pavilion – Complexo Wet’n Wild, renovou e ampliou a força da união entre a sociedade civil organizada e o poder público, com foco na atração de investimentos para o desenvolvimento sustentável da região, que inclui os municípios de Itupeva, Vinhedo, Louveira e Jundiaí.

Na presença de Luciane Leite, Secretária Executiva da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, representando o Secretário Roberto de Lucena e de Gustavo Grisa, Consultor na InvestSP – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, o mandato dos membros titulares e suplentes da sociedade civil, eleitos em 2022 para o Conselho Gestor do DTSA foi renovado até 20 de abril de 2027, em conformidade com o Regimento Interno e o § 9º do Art. 5º do Decreto nº 65.954 de 25/08/2021.

Também, por deliberação unânime, foi ratificado o ingresso dos representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SDE e do Grupo CCR AutoBAn, que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes.

A representação do poder público regional permanece sob a titularidade dos respectivos prefeitos: Rogério Cavalin (Itupeva), Dario Pacheco (Vinhedo), Estanislau Steck (Louveira) e Luiz Fernando (Jundiaí).

Grupo CCR AutoBAn ingressa no CG do DTSA

Reconduzido à presidência do CG do DTSA, Alain Baldacci, CEO do Wet´n Wild, agradeceu a confiança dos conselheiros; destacou a importância da participação de Eduardo Camargo, CEO da CCR Rodovias, como membro titular e de Sergio Ribeiro, Consultor de Relações Governamentais da CCR Rodovias, como membro suplente, tendo em vista “a necessidade e a expectativa de que essa administração possa, de fato, solucionar questões de mobilidade relevantes para o efetivo desenvolvimento do Distrito”, afirmou.

“É um mérito, uma honra e uma responsabilidade para a CCR AutoBAn participar de todo este movimento. Eu falava, no início do nosso acolhimento, com você [Alain Baldacci] e com o Cesar Federmann [diretor do Grupo Terras de São José e Enne Engenharia de Negócios], sobre nosso sentimento em relação à importância da sociedade, da iniciativa privada e do poder público terem uma visão integrada sobre planejamento”, ressaltou Sérgio Ribeiro.

Para o porta-voz do Grupo CCR AutoBAn, ter o mesmo olhar de futuro e montar uma agenda positiva, capaz de transformar, de fato, a região do DTSA, com foco na geração de novos empregos e na requalificação regional, é o mais importante. “Estamos ansiosos em poder contribuir com essa agenda, para que ela seja produtiva e executada no tempo previsto por este grupo de trabalho. Essa é a mensagem que eu trago do Eduardo [Eduardo Camargo]”, conclui Ribeiro, sob os aplausos dos demais conselheiros.

“Tenho certeza de que o Grupo CCR AutoBAn terá esse mesmo diapasão conosco, para sempre chegarmos em um denominador que atenda interesses coletivos”, complementou Baldacci.

Cesar Federmann reiterou a importância da participação do Grupo CCR AutoBAn, “para que, junto às prefeituras e às secretarias de estado, possamos gerar muita circulação de renda na região, que é a mais rica do Brasil e, talvez, da América Latina. Temos que nos organizar para sabermos o que pedir e sermos atendidos por esse governo ágil e proativo, como de fato o é, visando o bem comum”, disse.

Fundação da AADTSA será realizada em junho

A constituição da Associação de Apoio ao Distrito Turístico Serra Azul – AADTSA, concebida originalmente no modelo equânime, que previa a contribuição financeira também dos municípios associados, já havia sido aprovada pela Câmara Municipal de Vinhedo, por iniciativa do prefeito Dario Pacheco, desde 17/11/2023.

Para garantir a inclusão do maior número de municípios ainda no primeiro ano de funcionamento da entidade, 100% do orçamento da Associação será custeado pela iniciativa privada. Ou seja: os quatro municípios não realizarão gastos financeiros. O novo modelo inclusivo possibilita que, no próximo mês de junho, seja realizada a Assembleia de Fundação AADTSA.

Revistos os estatutos da entidade, que supera embaraços jurídicos e torna mais célere o processo associativo, o prefeito de Itupeva, Rogério Cavalin, no dia 29/04/2024, encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei 1.789, que dispõe sobre autorização de ingresso e associação do Município na AADTSA, para apreciação e posterior deliberação em caráter de urgência.

A expectativa é que Itupeva aprove o referido PL, para que a Associação seja constituída no próximo mês de julho, inicialmente com, no mínimo, os dois municípios (Vinhedo e Itupeva). Sem a necessidade do aporte financeiro, os conselheiros buscam facilitar o ingresso de Louveira e Jundiaí.

Eduardo José da Silveira Alvarez, Gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí, presente na reunião, disse ter ficado feliz com essa possibilidade; uma vez que o aporte financeiro foi o fator impeditivo apontado pelo departamento jurídico da prefeitura. “Eu acredito que agora seja possível dar andamento”, afirmou.

Pedro Geraldo de Campos Neto, secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Louveira e suplente do prefeito Estanislau Steck no CG do DTSA, informou que o novo Plano Diretor da cidade inclui a área do Distrito Turístico, está em processo de aprovação e que “já existe consenso interno sobre o envio do Projeto de Lei à Câmara Municipal”.

Continuar Lendo
PUBLICIDADE