Conecte-se com a gente

Jundiaí

Dow escolhe Jundiaí para sediar o Latin America Inspiration Center, seu primeiro centro de inovação para a América Latina

Redação

Publicado

em

A Dow é uma das indústrias químicas que mais investe, globalmente, em Pesquisa e Desenvolvimento e a companhia escolheu Jundiaí para ser a sede do seu primeiro centro de inovação na América Latina, o Latin America Inspiration Center. O projeto está alinhado à ambição da Dow de se tornar a empresa de ciências de materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo.

A opção por Jundiaí foi estratégica. Além de ter uma zona industrial consolidada, a cidade está em uma localização privilegiada, com acesso fácil às principais rodovias que levam à Campinas e à São Paulo, viabilizando a chegada e a saída de materiais. Outras vantagens do município são: a proximidade do aeroporto de Viracopos e a presença de diversos campis universitários nas cidades próximas, como a USP, em São Paulo; a Unicamp, em Campinas; e a Ufscar, em São Carlos, Araras e Sorocaba.

Para concentrar em um único lugar uma estrutura robusta de pesquisa e desenvolvimento, os laboratórios de P&D da Dow que ficavam nas unidades de São Paulo e Hortolândia foram integrados ao Latin America Inspiration Center, em Jundiaí. Dessa maneira, o centro será o núcleo tecnológico de inovação sustentável e colaborativa da Dow para a América Latina. De Jundiaí, graças a recursos tecnológicos de última geração, a Dow atenderá a clientes e parceiros de todos os países em que a empresa atua na região.

Com 9.291 metros quadrados, o Latin America Inspiration Center conta com laboratórios de alta tecnologia e equipamentos de última geração, além de laboratórios de avaliação sensorial e de análise de performance de materiais, espaços de colaboração para processos de design thinking, salas multiuso e espaços para treinamentos presenciais ou digitais. As instalações do novo centro estão preparadas para impulsionar a inovação sustentável da indústria em segmentos como: embalagens plásticas, cosméticos, produtos de limpeza, adesivos, lubrificantes, mineração, petróleo e gás, tintas e revestimentos e aplicações industriais em geral.

Nesse ambiente, composto por sistemas inteligentes e avançados, a Dow irá fomentar parcerias colaborativas com seus clientes, donos de marcas e a comunidade científica para acelerar esforços em direção à inovação da indústria latino-americana. “Acreditamos que inovação começa com colaboração. Trabalhamos de perto com nossos clientes para ajudá-los a solucionar seus desafios e assim, contribuir para torná-los mais sustentáveis e para melhorar seu desempenho e produtividade”, enfatiza Ana Claudia Rueda, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento e Serviços Técnicos da Dow América Latina.

Projetos que aliam inovação e sustentabilidade já estão em fase adiantada de testes no Latin America Inspiration Center e, em breve, devem chegar ao mercado.  Entre eles estão o desenvolvimento de um processo de reciclagem de espumas de colchões e de outros materiais similares; um antiespumante para uso no mercado sucroalcooleiro; e uma tinta de única demão para construção.

Integração e colaboração

Na América Latina, a Dow pretende desenvolver inovações em ciência dos materiais por meio de três pilares estratégicos: Inovação Sustentável, Aceleração Digital e Ecossistema Inovador.Na prática, isso significa ajudar seus clientes e a cadeia de valor dos segmentos em que atua a desenvolver soluções mais sustentáveis com foco na proteção do clima, em uma economia circular e no manuseio de materiais mais seguros para as pessoas e para o planeta; usar a conectividade e a digitalização para promover rápidas aprendizagens e respostas às mudanças no mercado; e dispor de um time diversificado de especialistas que garantam a inovação com segurança e agilidade.

É por isso que, além da estrutura de ponta, um dos grandes diferenciais do Latin America Inspiration Center é seu time multidisciplinar. Ao todo, cerca de 200 especialistas irão conectar as tecnologias, os laboratórios e as equipes de suporte técnico e pesquisa e desenvolvimento da Dow aos outros laboratórios que a Dow possui no México, Colômbia, Brasil e Argentina, bem como à rede global de especialistas, permitindo a replicação e adaptação de soluções desenvolvidas em outras geografias para a realidade dos mercados locais.

“Os laboratórios do Latin America Inspiration Center são equipados com sistemas digitais que irão oferecer experiências imersivas integradas aos clientes e parceiros. Eles poderão usufruir da tecnologia do centro de maneira remota, participando de sessões virtuais de ideação de produtos, assim como da análise de performance e dos testes de prototipagem, explica Ana Claudia

Continuar Lendo
PUBLICIDADE
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply