Conecte-se com a gente

Política

Eleições em São Paulo: Fernando Haddad, do PT, lidera as intenções de voto para o governo paulista, segundo pesquisa da Real Time Big Data

Redação

Publicado

em

 Pesquisa quantitativa realizada pela Real Time Big Data mostra Fernando Haddad, candidato do PT e ex-prefeito da cidade de São Paulo, liderando todos os cenários das intenções de votos para o primeiro e segundo turno nas eleições para governo do Estado. Tarcísio de Freitas do Republicanos e Rodrigo Garcia, do PSDB e atual governador de São Paulo, aparecem em segundo e terceiro lugar. O levantamento ainda aponta as intenções de voto sobre os candidatos ao senado. Márcio França (PSB) e Janaína Paschoal (PRTB) estão à frente em todas simulações.

A Real Time Big Data simulou cinco cenários com os candidatos ao governo de São Paulo, considerando primeiro e segundo turno. No primeiro cenário da pesquisa estimulada – quando os candidatos são apresentados aos leitores, Haddad aparece com 34%, Tarcísio de Freitas, com 20%, e Rodrigo Garcia, 16%, no primeiro turno. Vinicius Poit (Novo), Abraham Weintraub (Brasil 35) e Elvis Cezar (PDT) estão tecnicamente empatados com 2%, 1% e 1% respectivamente. Felício Ramuth (PSD), Altino Júnior (PSTU) e Gabriel Colombo (PCB) não pontuaram.

“As pesquisas, nesse momento, dão ao eleitor a possibilidade de compreender como os nomes cogitados para a disputa eleitoral estão dispostos na preferência da maioria. São informações importantes que ajudam a elucidar a corrida e faz com que haja engajamento do cidadão com o processo”, explica Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data.

No segundo cenário para o primeiro turno, apenas os três primeiros candidatos foram considerados. Neste caso, Haddad tem 35%, Tarcísio de Freitas, 21%, e Rodrigo Garcia, 18%. Brancos e nulos somam 15% e 11% não souberam responder.

Já para o segundo turno, o levantamento faz três simulações entre os três primeiros colocados. Entre Haddad e Tarcísio, por exemplo, o petista aparece com 38% e Tarcísio, com 29%. Brancos e nulos são 18% e não souberam responder, 15%.

O petista também segue na vantagem diante disputa com o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB). Haddad tem 38% e o tucano, 24%. Brancos e nulos são 22% e 16% não souberam responder.

O último cenário compara Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia em uma disputa equilibrada. O republicano tem 28% das intenções e o tucano, 24% no segundo turno. Brancos e nulos somam 22% e não souberam responder, 26%.

Na avaliação da gestão do atual governo, os índices de aprovação e desaprovação estão empatados com 43%, mas 14% não souberam responder. 34% dos entrevistados consideram o governo de Rodrigo Garcia regular, 16% acham ruim e 15% avaliam como bom.

Eleições para o Senado de SP

A Real Time Big Data também fez uma pesquisa estimulada sobre as intenções de voto para os candidatos ao senado considerando quatro cenários. Em todos eles, Márcio França (PSB) aparece em primeiro lugar nas intenções, com até 24% dos votos, e Janaína Paschoal (PRTB), em segundo, com média de 14%. O terceiro lugar varia entre Paulo Skaf (Republicanos), Carla Zambeli (PL), Marco Feliciano (PL) e Astronauta Marcos Pontes também do PL.

A pesquisa entrevistou por telefone 1.500 eleitores de São Paulo entre os dias 8 e 9 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número SP-05804/2022.

Continuar Lendo
PUBLICIDADE
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply