20/01/2019 | 23:58
Campo Limpo PaulistaCidades

Em Brasília, Japim agiliza liberação de Centro de Nefrologia

64leituras

O prefeito de Campo Limpo Paulista, dr. Japim Andrade, foi ao Ministério da Saúde, em Brasília, na quarta-feira (31), protocolar o processo de pedido de liberação de verba para o custeio do funcionamento pleno do Centro de Nefrologia.

Em reunião com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, o prefeito explicou que o Centro de Nefrologia foi inaugurado em fevereiro de 2016 e nunca operou, e que por isso os pacientes precisam ser transportados às cidades vizinhas para o atendimento. “A Prefeitura faz o transporte destes pacientes, mas seria muito melhor para a saúde deles se o Centro de Nefrologia entrasse em funcionamento. Estou muito confiante e este será um grande passo para o município”.

O secretário do Ministério da Saúde sinalizou positivamente à liberação do custeio do Centro de Nefrologia. “Não estamos falando de qualquer cidade, estamos falando de um município que já tem uma infraestrutura adequada e pronta para atender a demanda da população”, disse Abdalla.

Na reunião, o prefeito aproveitou para protocolar solicitação de ampliação do número dos médicos do programa federal Mais Médicos; aumento do Teto MAC, que é o repasse de recurso federal para o município para realização de exames, consultas e atendimento hospitalar; e a liberação de equipamentos para implantação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Clínicas. “Vamos analisar estes pedidos e em breve faremos uma visita no município para verificar se há mais demandas”, ressalta o secretário do Ministério da Saúde.

O prefeito foi acompanhado pelo secretário de Saúde, Luis Tofani, e pela vereadora, Cristiane Damasceno.

Entenda o caso – O Centro de Nefrologia foi inaugurado em fevereiro de 2016 e nunca operou. Assim que assumiu a administração da Prefeitura de Campo Limpo Paulista, em janeiro deste ano, o prefeito, dr. Japim Andrade,  solicitou que o secretário de Saúde, Luis Tofani, fizesse um levantamento de todo o contrato de funcionamento do setor especializado para atender pacientes com problemas renais. “Conversei com o governo do Estado e iniciamos o processo de habilitação enviando toda a documentação necessária para o funcionamento do órgão, já que administração anterior não deu início a este procedimento”, informa o secretário de Saúde.

No dia 18 de maio, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista conquistou a aprovação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Estado de São Paulo para o funcionamento do Centro de Nefrologia.

Leave a Response