Conecte-se com a gente

Jundiaí

Escolas municipais de Jundiaí recebem sessões de cinema em estrutura inflável gigante

Ações do projeto Cine Ecologia – que também incluem workshops e interações teatrais – chegam ao fim nesta sexta-feira (25) acom sessões na EMEB Profª Anna Rita Alves Ludke

Redação

Publicado

em

O Cine Ecologia encerrou na última sexta-feira (25) a segunda etapa do projeto em Jundiaí. A ação, que teve início da última quarta-feira (23), inclui sessões de cinema, interações teatrais e workshops sobre uso de água e energia, reciclagem e segurança no trânsito. 

Para acolher as atividades culturais, as escolas estão recebem uma estrutura gigante de cinema inflável, com 15 metros de comprimento e quatro metros de altura, equipada com telão, projetor de áudio e vídeo, além de almofadas para acomodação do público. E, para deixar a programação ainda mais divertida, todos os presentes são presenteados com muita pipoca.

A primeira escola a receber o evento foi a EMEB Profª Armanda Santina Polenti. Na quinta-feira (24), foi a vez da EMEB Rotary Club. E, nesta sexta, as apresentações acontecem na EMEB Profª Anna Rita Alves Ludke.

Ao final de cada sessão, as crianças e adolescentes levam para casa um livreto com explicações sobre os temas que foram abordados nos curtas-metragens.

Ainda durante a programação, estão sendo exibidos curtas-metragens criados por alunos da EMEB Profª Anna Rita Alves Ludke durante a primeira etapa do projeto: a Oficina de Introdução Básica de Cinema. Saiba mais abaixo.

Primeira etapa: oficinas de cinema

Realizado pelo Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS), com patrocínio da rede de supermercados Boa, o projeto Cine Ecologia teve início em agosto. Entre os dias 8 e 10, alunos da EMEB Profª Anna Rita Alves Ludke, participaram da Oficina de Introdução Básica de Cinema, onde tiveram a oportunidade de produzir curtas-metragens com técnicas e equipamentos profissionais.

A ação teve como objetivo oferecer aos adolescentes as ferramentas necessárias para a criação de projetos cinematográficos que abordassem, de forma lúdica, temas como: sustentabilidade, preservação da água, consumo consciente, responsabilidade no trânsito, energia, reciclagem, mobilidade urbana e alimentação saudável. 

Divididos em grupos de no máximo 5 alunos, crianças e adolescentes de 6 a 13 anos tiveram contato com os principais conceitos do mundo do cinema como: filmagem, enquadramento de cenas, noções de equipamentos de vídeos, edição, escolha de trilha, criação de personagens, roteiro e iluminação. Além disso, puderam imergir nos gêneros de filmes de ficção, documentários, entre outros. 

Ainda nas oficinas, sob a supervisão e instrução dos oficineiros, os alunos produziram seus próprios curtas-metragens, incluindo roteiro, gravação de depoimentos, captura de imagens, edição, e inserção de trilha e legendas. 

Continuar Lendo
PUBLICIDADE