23/05/2019 | 18:09
EntretenimentoJundiaí

Espetáculo circense leva alegria a idosos da região

Foto: divulgação
59leituras

Projeto Por Um Fio remonta era de glamour do circo em lares públicos de longa permanência para resgatar memória afetiva dos assistidos

Respeitável público, no mês de Maio lares de longa permanência de idosos das cidades de Jundiaí, Americana, Sorocaba e Botucatu vão receber o espetáculo Por Um Fio, da artista Guemera Jorge. Casas da cidade de São Paulo também vão poder prestigiar o show no mês seguinte. O anúncio da atração será feito num cortejo por todos os aposentos das instituições, convidando senhoras e senhores a resgatarem na lembrança tempos alegres de maneira leve e feliz. O cheirinho de pipoca que será distribuída no cortejo pode levá-los diretamente para a lona colorida da juventude, quando as excentricidades circenses paravam toda uma cidade.

O espetáculo começa com a graça da bailarina equilibrista, interpretada pela própria Guemera, que vestirá um figurino clássico dos anos 1940 elaborado especialmente para este projeto. Em um fio de aço, a protagonista executa truques e convida os espectadores a dividirem lembranças de quando iam ao circo. A direção técnica do espetáculo é do instrutor de arame Luis Muñoz, de 72 anos, uma das maiores inspirações de Guemera para se dedicar à modalidade. Guilherme Conradi assume os papéis de apresentador, pipoqueiro e dançarino. Os ensaios estão sendo feitos no Arena Circus, uma escola de circo na Zona Norte da capital paulista.

O projeto

Guemera decidiu unir seu talento à vontade de ajudar. Ela queria desenvolver um projeto que levasse alegria através da arte e na hora de escolher seu público alvo lembrou que existe uma série de ações voltadas para crianças, mas os idosos, grupo pelo qual a artista nutre muito carinho, são carentes desse tipo de oferta.

Durante sua pesquisa para elaboração da justificativa do projeto, Guemera se deparou com uma realidade triste de abandono e abuso de idosos, que revelou que o seu trabalho poderia ser ainda maior, resgatando a convivência afetiva desse público com seus entes queridos. Os lares contatados se comprometeram a ajudar na divulgação, convidando os familiares dos idosos para curtirem a atração juntos.

Sua ideia saiu do papel graças ao Programa de Ação Cultural (Proac) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Trata-se de um dos melhores mecanismos de incentivo à cultura do país. O trabalho deve atingir cerca de 700 idosos e, mais do que isso, Guemera espera que toque cada um deles e, principalmente, as famílias. A expectativa da artista é seguir levando diversão a esses espaços, com ainda mais atrações, e que o Por Um Fio se concretize como um espetáculo independente, que leva alegria constantemente a lares de longa permanência e centros comunitários de idosos.

Confira a programação de Maio do espetáculo Por Um Fio:
05/05 – Sorocaba: Lar São Vicente de Paulo
08/05 – Jundiaí: Lar Cidade Vicentina
11/05 – Botucatu: Casa Pia São Vicente de Paulo – Lar Padre Euclides
13/05 – Americana: Lar São Vicente de Paulo

Leave a Response