Conecte-se com a gente

Geral

Governo do Estado estuda ampliar linha 7-Rubi até Campinas

Redação

Publicado

em

A proposta foi apresentada na manhã desta terça-feira (4) após viagem experimental entre Campinas e Louveira, trecho do futuro Trem Intercidades (TIC)

Nesta terça-feira (4), durante viagem experimental em um dos trechos do futuro Trem Intercidades (TIC), representantes do governo do Estado apresentaram um projeto para estender até Campinas a linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atualmente funciona de Jundiaí a Luz, no centro da capital.

Para isso, será necessário recuperar e eletrificar parte da rede ferroviária local, utilizada hoje somente para transporte de cargas poucas vezes ao dia. Inicialmente a ideia é disponibilizar trens da CPTM entre Campinas e o centro de São Paulo em alguns horários ao longo do dia. Hoje a linha 7-Rubi vai da Luz, no centro de São Paulo, até Jundiaí, ao longo de 18 estações e 60,5 km no total. Atende aos municípios de São Paulo, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí, e transporta, em média, 458 mil passageiros por dia útil.

Para dar início à viabilização do projeto, o governo do Estado deve firmar um convênio com a União e a Rumo Logística, concessionária desse trecho da ferrovia federal, para cessão da via. Há ainda a possibilidade de que seja feita uma parceria com a Rumo para o desenvolvimento dos projetos básico e executivo das obras de recuperação da via férrea e de energização da rede aérea. Serão cerca de 50 km de rede aérea entre Jundiaí e Campinas.

Fazer as obras necessárias no trecho Campinas–Jundiaí vai ser um caminho mais rápido e barato para viabilizar o trem de Campinas até São Paulo. É uma alternativa mais eficiente a curto prazo para aprimorar a mobilidade dos moradores da região de Campinas.

Trem Intercidades – Na manhã desta terça-feira (4), autoridades do governo do Estado fizeram uma viagem experimental no trecho da ferrovia federal, entre Campinas e Louveira, onde deve passar o futuro TIC. A concessionária da ferrovia, Rumo Logística, disponibilizou um trem de passageiros com dois vagões para a visita. O TIC atenderá às cidades São Paulo, Jundiaí, Campinas e Americana, em 135 km de trilhos e nove estações. A estimativa inicial é de que o ramal transporte cerca de 68 mil passageiros por dia.  O trem de média velocidade deve operar junto com a linha 7-Rubi da CPTM, que já vai até Jundiaí. O custo total estimado é R$ 5,4 bilhões, dos quais R$ 1,8 bilhão deve ser investido pelo governo do Estado. 

Continuar Lendo
PUBLICIDADE
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply