Política
Haddad segue na frente em São Paulo, com 33%; Tarcísio (20%) e Garcia (19%) estão empatados tecnicamente
Para o Senado, Márcio França lidera com 26%, com Janaína Paschoal em segundo, com 16%
Pesquisa Big Time Real Data realizada no início de agosto mostra Fernando Haddad (PT) na frente na corrida para o governo de São Paulo, com 33% das intenções de voto no levantamento estimulado. Em seguida, surgem empatados tecnicamente Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 20%, e o governador Rodrigo Garcia (PSDB), com 19%. Vinicius Poit (Novo) marcou 2%, Elvis Cezar (PDT) tem 1%. Gabriel Colombo (PCB), Altino Júnior (PSTU) e Abraham Weintraub (PMB) não pontuaram. Branco e nulos são 13% e os que não souberam responder somam 11%. Na pesquisa espontânea há um empate técnico entre Haddad, com 12%, Tarcísio, com 10%, e Garcia, com 7%.
Nas simulações para o segundo turno, o candidato do PT lidera. Haddad soma 39% das intenções na disputa com Tarcísio, que marca 29%. E na briga com o atual governador, Haddad tem 37% e Rodrigo Garcia, 29%. Em um eventual segundo turno, Garcia e Tarcísio estão empatados tecnicamente: 30% versus 29%, respectivamente. A maior rejeição entre os postulantes ao governo é de Haddad, com 48%. Tarcísio tem 41% e Rodrigo Garcia, 32%.
Márcio França (PSB) lidera a corrida ao Senado, com 26% das intenções. Janaína Paschoal (PRTB) aparece a seguir, com 16%, Astronauta Marcos Pontes (PL) tem 10%, Milton Leite (União Brasil), 4% e José Aníbal (PSDB), 3%. Aldo Rebelo (PDT), Nise Yamaguchi (PROS), Ricardo Melão (Novo) e Professor Hoc (Podemos) têm 1% cada. Os que dizem votar em branco, nulo ou estão indecisos somam 37%.
“O quadro para a disputa ao governo de São Paulo não se alterou em relação ao último levantamento, em julho. A oscilação dos três primeiros colocados foi dentro da margem de erro. O cenário segue indefinido”, diz Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data. “A novidade na disputa para o Senado foi a entrada em cena do ex-ministro Marcos Pontes em substituição a Carla Zambeli, o que não chegou modificar as intenções de voto. Ele herdou o terceiro posto ocupado até então pela deputada, como mostra o atual levantamento.”
A pesquisa entrevistou por telefone 2 mil eleitores do Estado de São Paulo, nos dias 1º e 2 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número SP-06273/2022.
You must be logged in to post a comment Login