Jundiaí
Hamburgueria de Jundiaí é denunciada por distribuição de santinhos políticos em pedidos de delivery; Caso é arquivado pela Justiça Eleitoral
Uma hamburgueria localizada em Jundiaí foi acusada de enviar santinhos da candidata a vereadora Arlete Zanellato, do Partido Progressistas, junto com pedidos de delivery. A denúncia foi formalizada por meio do aplicativo Pardal, ferramenta da Justiça Eleitoral para a fiscalização de propaganda irregular, sob o número SP202409082245386969.
A denúncia afirma que embalagens contendo santinhos da candidata foram distribuídas junto com os pedidos. Após a intimação da Justiça Eleitoral, a candidata declarou ter tomado as providências necessárias para cessar a distribuição do material. Em função disso, o caso foi arquivado pela Justiça Eleitoral.
iFood e Justiça Eleitoral respondem
O aplicativo de entrega iFood, que intermediou os pedidos, também foi envolvido na controvérsia e emitiu a seguinte nota:
“A comercialização e divulgação de produtos que tenham propaganda político-partidária ou itens que façam campanha para candidatos ou partidos políticos são proibidos nas áreas públicas dentro do aplicativo do iFood, conforme determinam os Termos e Condições de Uso da Plataforma, que podem ser consultados diretamente no Portal do Parceiro. Fora do ambiente do aplicativo, é de responsabilidade dos parceiros cumprir a legislação eleitoral, estando sujeito à fiscalização da Justiça Eleitoral. Nos colocamos à disposição das autoridades para eventuais esclarecimentos.”
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) ressaltou que, embora não pudesse analisar o caso específico no momento, as eleitoras e eleitores podem denunciar casos de propaganda irregular pelo aplicativo Pardal.
Relação entre a candidata e o proprietário da hamburgueria
Durante a apuração do caso, foi constatado que a candidata e o proprietário da hamburgueria se seguem mutuamente nas redes sociais, levantando questionamentos sobre a possível relação entre eles. Esse detalhe gerou novos questionamentos, mas não foi esclarecido se há algum vínculo direto entre a candidata e o estabelecimento comercial.
O jornal Bom Dia Jundiaí enviou à candidata Arlete Zanellato as seguintes perguntas:
- Sua campanha tinha conhecimento da distribuição dos santinhos por meio do estabelecimento comercial?
- Qual é a sua relação com o proprietário da hamburgueria? Existe algum tipo de parceria ou vínculo em relação à sua campanha?
- Quais medidas foram tomadas pela sua campanha após a intimação da Justiça Eleitoral?
- Você gostaria de acrescentar alguma outra informação ou esclarecimento sobre o caso?
No entanto, a candidata respondeu apenas com a seguinte nota curta:
“Assim que tive ciência da notificação eleitoral e também da propaganda, pois desconhecia que estava sendo feita dessa forma, imediatamente tomei providência para que cessasse.”
Nota do proprietário da hamburgueria
O proprietário da hamburgueria também emitiu uma nota oficial, na qual afirmou:
“Como dito anteriormente, não tivemos nenhuma participação neste episódio. Tal situação ocorreu fora das dependências de nossa empresa, sem a participação de qualquer colaborador. Como trata-se de um fato isolado, cremos ter sido praticado por pessoa adversa, o que merece uma investigação mais aprofundada do denunciante. Cremos que seja pessoa com a intenção de prejudicar nossa empresa ou talvez a candidata. Segundo nossos levantamentos, podemos afirmar que tal situação não partiu de nossos colaboradores. Esperamos que cessem estas acusações infundadas, tendo em vista não haverem provas irrefutáveis.”
O Bom Dia Jundiaí seguirá monitorando situações semelhantes e continuará a trazer atualizações sobre o cenário eleitoral.