O helicóptero que caiu em um pesqueiro no bairro Conceição, em São Roque (SP), na tarde deste domingo (26), era praticamente novo, com apenas 28 horas de voo registradas. A aeronave, um modelo Cabri G2 da fabricante francesa Guimbal, havia sido fabricada em 2025, adquirida em julho deste ano e decolou de Jundiaí.
O piloto era um empresário de Várzea Paulista, que estava acompanhado de seu irmão como passageiro. Vídeos gravados por testemunhas mostram a aeronave girando em parafuso antes de cair no lago do pesqueiro, localizado próximo à Estrada do Vinho, um importante ponto turístico da cidade. O acidente ocorreu a cerca de 300 metros de um heliponto.
Apesar do susto, o piloto sofreu apenas escoriações na mão, enquanto o passageiro saiu ileso. Ambos foram rapidamente resgatados por pessoas que estavam no local e utilizaram um barco para chegar até a aeronave submersa, antes mesmo da chegada das equipes do Corpo de Bombeiros. Eles foram levados para a Santa Casa de São Roque, receberam atendimento e foram liberados.
?De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave estava com a documentação em dia e em condições normais de navegabilidade. O piloto, que tem experiência, informou que a manutenção das primeiras 25 horas de voo já havia sido realizada.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi acionado e enviou investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) para realizar a apuração inicial. As causas do acidente ainda serão investigadas.
