Jundiaí realiza primeiro procedimento de congelamento do câncer de mama em estudo clínico pioneiro

Foto: Fotógrafos PMJ

O Ambulatório de Saúde da Mulher do Hospital Universitário (HU) de Jundiaí realizou o primeiro procedimento de crioablação de câncer de mama, marcando o início de um estudo clínico pioneiro conduzido em parceria entre Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), hCOR e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O protocolo multicêntrico busca avaliar a segurança e eficácia do congelamento em pacientes com câncer de mama inicial, tornando Jundiaí parte de um seleto grupo de centros de pesquisa inovadora.

A técnica consiste na utilização de nitrogênio líquido para gerar temperaturas extremamente baixas, congelar e destruir as células cancerígenas de forma rápida, indolor e feita sob anestesia local, sem necessidade de internação hospitalar. O procedimento é realizado em ambiente ambulatorial, permitindo que as pacientes retornem para casa no mesmo dia.

A crioablação oferece alternativa menos invasiva à cirurgia convencional, com excelente controle local e potencial para eliminar a necessidade de intervenção cirúrgica em futuros protocolos. No Brasil, a técnica tem aprovação da Anvisa, mas ainda não está disponível pelo SUS nem coberta por planos de saúde, devido ao alto custo dos equipamentos.

A iniciativa em Jundiaí seleciona pacientes com diagnóstico inicial e indicação primária de cirurgia, avaliadas por equipe multidisciplinar. A médica mastologista Dra. Alícia Marina Cardoso, pesquisadora responsável, reforça: “Esse procedimento representa uma das principais fronteiras de inovação no tratamento do câncer de mama. Oferecer acesso a novas tecnologias é abrir horizontes para quem enfrenta o câncer”.

Na primeira etapa dos estudos da Unifesp, a técnica eliminou completamente câncer em 100% dos pacientes com tumores de até 2 cm. O protocolo agora avança para comparar crioablação com o tratamento cirúrgico convencional.

?Edilaine Viana, 39 anos, foi uma das pacientes que se voluntariou: “Estou muito feliz de estar aqui e fazer parte deste avanço”.

Publicidade