Connect with us

Published

on

Em Jundiaí, todas as “narguilarias” visitadas estão em desacordo 
com a lei, que proíbe a venda de bebidas em tabacarias.

Encontrar em tabacarias em Jundiaí tem se tornado uma cena recorrente. Jovens se divertem espremidos em bancos enquanto fazem argolas no ar ao soltar a densa fumaça aspirada dos narguilés, que passam de boca em boca.

Um dos segredos desse negócio, segundo especialistas entrevistados, é que tanto o sabor das essências quanto as variedade de cores do narguilé o deixam com uma imagem de produto quase inofensivo.

Entretanto, médicos dizem que ele é cerca de cem vezes mais potente que um cigarro comum.

Segundo a coordenadora de fiscalização da Lei Antifumo da Vigilância Sanitária no Estado de São Paulo, Elaine D’Amico, nos últimos dois anos houve um grande aumento no número de tabacarias voltadas para o uso de narguilés. “A Lei Antifumo está em vigor desde 2009, mas as tabacarias entraram no nosso cronograma de fiscalização recentemente porque percebemos um grande crescimento desse nicho”, conta.

Autoridades e especialistas ouvidos apontaram para riscos de saúde enfrentados por usuários pelo alto teor de tabaco consumido, pela possibilidade de transmissão de doenças infectocontagiosas através do compartilhamento da piteira do narguilé e também pelo fumo passivo – caso de pessoas presentes nas tabacarias que respiram a fumaça mesmo sem dar nem sequer um trago.

Procurada, a Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) informou que não acompanha o crescimento desse tipo de comércio porque nenhuma empresa com foco no narguilé é associada.

‘Cachimbo de água’

De origem oriental, o narguilé é, de maneira simplificada, um cachimbo de água. O ar aquecido por carvão passa pelo fumo e resfria no líquido antes de ser aspirado – e eliminado em seguida – pelo usuário. O fumo, também conhecido como essência, é composto de tabaco e frutas ou aromatizantes.

Tabacaria ou bar?

As tabacarias contam com mesas e bancos normalmente feitos de pallet, os narguilés são colocados em posição central sobre a mesa. Por lei, não é permitido servir comida ou bebida alcoólica nesses locais.

São ambientes fechados em que o consumo de derivados de tabaco, como charutos, cigarros e narguilés, é autorizado por lei – desde que sejam respeitadas algumas determinações, com a existência de sistema de ventilação.

Desde a implantação da Lei Antifumo em 2009, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo fez 1,7 milhão de inspeções em locais como bares, restaurantes e tabacarias para coibir o tabagismo passivo – a inalação da fumaça produzida pelo tabaco – e aplicou 3.854 multas.

Segundo a coordenadora de fiscalização da Vigilância Sanitária, boa parte das irregularidades do tipo registradas no Estado ocorre por causa da comercialização de narguilés por bares sem licença para tal.

Outra irregularidade comum em Jundiaí, é a de empresas com CNPJ para atuar como tabacarias que vendem bebidas no mesmo espaço usado para consumo do tabaco, o que é proibido. Todas as tabacarias visitadas pela reportagem vendem bebidas alcoólicas normalmente.

As tabacarias são obrigadas a ter um sistema de exaustão para a saída da fumaça e uma placa na entrada alertando para o consumo de produtos fumígenos. Em caso de irregularidade, o comércio é autuado e pode ser multado em R$ 1.253,50. Em caso de reincidência, o valor da punição dobra. Na terceira vez, o estabelecimento é interditado por 48 horas, e na quarta, fechado por 30 dias.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável.

Continue Reading
2 Comments

2 Comments

  1. João

    26 de março de 2019 at 13:15

    Aqui nesse país tem tanta lei que ninguém consegue ter nada. Só não há lei para esses políticos corruptos que não devolvem o que roubam, não pagam multa de nada, não ficam presos e ainda criam leis absurdas que inibem o empreendedor.

  2. gian

    9 de julho de 2019 at 15:37

    isso ai joão .e antes de falar que a fumaça do narguile e 100 vezes pior que a de cigarro pesquisem para não entrarem em discussão sendo leigos no assunto ok

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jundiaí

Encontro Fusca Clube Jundiaí e Amigos no Maxi Shopping Jundiaí encanta gerações

Published

on

By

Na próxima quarta-feira, 20 de março, verdadeiras maravilhas motorizadas de diferentes décadas e modelos vão marcar presença no Maxi Shopping. Trata-se do “Encontro Fusca Clube Jundiaí e Amigos” promovido pelo Fusca Clube Jundiaí, O evento, aberto ao público e gratuito, promete abrigar raridades sobre rodas e acontece mensalmentedas 19 às 22 horas, no estacionamento descoberto do Shopping (atrás do Supermercado Boa).

 Da mostra podem participar automóveis e utilitários nacionais e importados considerados “fora de série” (com mais de 30 anos) e em bom estado. Para os expositores pede-se dois quilos de alimentos não perecíveis e não haverá cobrança de estacionamento (entrada somente pela Rua Tiradentes).

Muito mais do que um lazer, os belos exemplares encantam pessoas de todas as idades exibindo riqueza de detalhes e até curiosidades. Fundem-se nas diversas fases do desenvolvimento urbano para contar, com propriedade, uma história de ousadia de um passado cada vez mais presente. Venha para o Maxi Shopping e vivencie toda a emoção desse encontro.

O Fusca Clube teve início em 2007, com amigos “fusqueiros” que se reuniram para passar um tempo juntos. Em 2009, como uma entidade sem fins lucrativos, começou a promover eventos beneficentes para arrecadar brinquedos e alimentos para o Fundo Social de Jundiaí. O Clube também está no calendário oficial da cidade, realiza encontros mensais e comboios para prestigiar os eventos dos clubes das cidades circunvizinhas. O Clube do Fusca se orgulha de reunir carros antigos de todas as cidades no seu evento anual de aniversário, mostrando assim a confiabilidade dos expositores.

Continue Reading

Jundiaí

CPFL Piratininga realiza operação contra fraudes e furtos de energia em Jundiaí  

Published

on

By

Em operação de combate a fraudes e furtos de energia realizada nesta quinta-feira, 14, a CPFL Piratininga detectou irregularidades nas instalações elétricas de comércios e residências localizadas nos bairros Portal do Sol e Jardim Fepasa, em Jundiaí. Foram inspecionados 126 clientes e desfeitas 50 ligações irregulares. Os cálculos sobre a quantidade de energia desviada e os respectivos valores serão feitos pela companhia e repassados aos responsáveis pelas fraudes.  

Em operações como essa realizadas ao longo de 2023 na região de Jundiaí e Sorocaba, a CPFL Piratininga recuperou cerca de 26.600 Megawatts (MWh) desviados. No total foram 5.882 instalações regularizadas no ano passado, sendo 389 somente em Jundiaí. 

Essas operações de investigação e inspeção são realizadas de forma permanente e têm como objetivo coibir uma prática ilegal que causa o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora, piora a qualidade do fornecimento de energia e coloca em risco a população. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas as fraudes, para a tarifa da distribuidora detentora da concessão onde ocorreu o crime, no momento das revisões tarifárias.      

Vale lembrar que os atos de fraudar ou furtar energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o furto, acrescidos da devida multa.    

Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado, para todos os outros clientes. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento. Consumidores que cometem o crime também estão colocando em risco as suas vidas e de toda a população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular medidores de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.     

Importante destacar também que a CPFL Piratininga investe constantemente na eficácia das tecnologias empregadas nos sistemas de monitoramento e detecção de fraudes e furtos, como a inteligência artificial, que orienta inspeções mais assertivas, e os sistemas de medição blindada para grandes clientes (com acesso apenas aos técnicos da companhia, consumo acompanhado em tempo real e leitura e faturamento realizados à distância). Assim, a empresa evita a reincidência da irregularidade, diminui o número de inspeções necessárias e, por consequência, de regularizações.  

Clientes da CPFL Piratininga podem contribuir, de forma sigilosa, para o combate às irregularidades, por meio dos canais disponibilizados pela concessionária: o app “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.

Continue Reading

Jundiaí

Circuito Eco Ambiental promove corrida e caminhada neste domingo (24) no Parque da Cidade

Evento acontece das 7h às 12h; ação também terá serviços de saúde gratuitos e aulas abertas de alongamento, ginástica localizada e ritmos variados

Published

on

By

Mais de 2,2 mil pessoas vão invadir o Parque da Cidade, em Jundiaí (SP), no próximo domingo (24) durante a realização das corridas de 5k e 10k e caminhada 5k do projeto Circuito Eco Ambiental III.

Além das práticas esportivas, o evento – que acontece das 7h às 12h – terá serviços de saúde gratuitos como de aferição de pressão, sessões de quick massage (massagem rápida), além de avaliações física e nutricional.

Realizada pelo Instituto Eco Ambiental e Social, com patrocínio da Crown, a ação inclui ainda a realização de aulas abertas de alongamento, ginástica localizada e ritmos variados, tudo sob o comando de professores especializados.

A participação no Circuito é totalmente gratuita e aberta à população. As inscrições já estão encerradas, mas mesmo quem não conseguiu garantir a vaga pode participar das atividades.
Kit
Os inscritos nas corridas de 5k e 10k receberão um kit com camiseta, número de peito, chip de cronometragem, gym bag, boné ou viseira, medalha e barra de cereal. Já os inscritos na caminhada receberão kit com medalha, camiseta, gymbag, boné ou viseira e uma barra de cereal.

A retirada dos kits será realizada na véspera do evento (sábado, dia 23 de setembro), das 13h às 18h, na Praça Pôr do Sol, dentro do Parque da Cidade, mesmo local onde a corrida será realizada no dia seguinte. É preciso apresentar um documento de identidade original ou documento com foto.

Apenas os participantes que tiverem as inscrições confirmadas terão direito à retirada dos kits.

Circuito Eco Ambiental III

O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/2006), por meio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, do Governo Federal, com realização, organização e promoção do Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS), patrocínio da Crow e apoio da Roca, DAE Jundiaí e Prefeitura Municipal de Jundiaí.

“Nosso objetivo é incentivar a prática do esporte e de atividades saudáveis que proporcionem mais qualidade de vida. As pessoas estão cada vez mais estressadas, vivendo em velocidades insanas em seu dia a dia. Chegamos a Jundiaí com o objetivo de alertar a população local para cuidados com a saúde”, afirma Patricia Henrique, presidente do Instituto Eco Ambiental e Social.

Continue Reading

Destaques

Todos os Direitos Reservados © 2024 Bom Dia Jundiaí