24/04/2019 | 15:41
GeralSem categoriaTransportes

No Dia Mundial sem Carro, Linha 7- Rubi da CPTM ganha dois novos trens

91leituras

No Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quinta-feira (22), o transporte sobre trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ganhou o reforço de dois novos trens, para aumentar o conforto dos passageiros de São Paulo e da região metropolitana.

Com oito carros cada, os trens entregues possuem ar-condicionado, salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes.

A renovação na CPTM substitui um grupo remanescente de trens de 1958. Do lote de 65 trens encomendados, dois já fazem parte da frota do serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral, e um da Linha 7-Rubi. As demais unidades serão entregues nos próximos meses e entrarão em operação após a realização de testes.

Simuladores

A CPTM conta com quatro simuladores de trens, instalados nas unidades de treinamento da Lapa, Brás, Presidente Altino e Luz. O equipamento é similar aos utilizados na indústria da aviação e automobilística. Os simuladores possuem duas cabines com aparelhos idênticos aos de um trem real e uma tela que projeta a imagem da linha.

O governador participou de uma simulação e falou sobre a experiência e a importância dos equipamentos. “Até 2011 não tínhamos nenhum (simulador) e o treinamento do maquinista era só no trem. Agora, quando ele vai para o trem, já tem uma experiência boa. Você simula todas as séries. Eu simulei um da série 7000. Com o simulador você ganha muitas horas de prática”, detalhou.

Alckmin foi orientado no simulador pela maquinista Celina Alcade Correia da Ressureição, supervisora de tração. Ela conduz os trens e também orienta a formação profissional de seus colegas da CPTM nos simuladores. Ingressou na Companhia em 1998 e dois anos depois já estava trabalhando como maquinista, aprovada em concurso interno.

Linha 7-Rubi
Maior linha da CPTM, com 60,5 quilômetros de extensão, a Linha 7-Rubi transporta no trecho principal, entre Luz e Francisco Morato, 400 mil usuários em média por dia útil. Somada à extensão entre Francisco Morato e Jundiaí, o trecho alcança a marca de 430 mil passageiros transportados diariamente.

Leave a Response