Conecte-se com a gente

Jundiaí

No Jardim Tamoio, projeto une música e capacitação de jovens

A iniciativa foi viabilizada através de edital do ProAC e tem apoio da Prefeitura de Jundiaí

Redação

Publicado

em

A cultura dos sounds systems (sistemas de som) é o tema central do Educasound, projeto realizado pelo grupo jundiaiense Favela Sound System com recursos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), e apoio das Secretarias de Cultura e Assistência Social da Prefeitura de Jundiaí.

A iniciativa, que busca capacitar jovens entre 16 e 29 anos através de atividades práticas e teóricas, chega ao final neste sábado (9). Ao longo de dez encontros, os participantes puderam ter contato com assuntos como produção cultural, elétrica e marcenaria para caixas de som, canto e composição, técnicas de mixagem musical (DJ) e panorama histórico e cultural dos sistemas de som.

“Retornar ao bairro é muito importante para nós, essa continuidade fortalece a relação entre as pessoas do bairro e as ações culturais que acontecem aqui”, diz Natan Nascimento, idealizador do Educasound e fundador do Favela Sound System, que já promoveu outras atividades no Jardim Tamoio.

Para Gustavo Koch, produtor executivo do projeto, os impactos vão além. “Queremos que, a partir das técnicas aprendidas, os participantes sejam capazes de realizar pequenos eventos e serviços, movimentando e fortalecendo a microeconomia do bairro e redondezas, assim como reforçando a importância econômica das atividades culturais”, diz.

Os encontros do Educasound começaram no dia 21 de maio, no Centro Comunitário do Jardim Tamoio. As vagas foram preenchidas através de inscrições online e presenciais, realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro.

Encerramento – No dia 9 de julho, sábado, os alunos do curso promoverão um encontro para celebrar o fim do projeto, com participação do coletivo Favela Sound System. O evento acontecerá a partir das 15 horas, na Quadrinha do Balsan – Rua da Mina, 353. Na ocasião, serão arrecadados alimentos não perecíveis para o centro comunitário do bairro.

Continuar Lendo
PUBLICIDADE
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply