Cidades
Obra do Complexo Viário de Jundiaí completou 1 ano nesta quinta, 20
Depois de concluído, o Complexo Viário de Jundiaí irá organizar o fluxo de veículos em Jundiaí nas regiões da Rodoviária e do trevo da Avenida Jundiaí com a Via Anhanguera.
Na semana que a Via Anhanguera (SP-330) completa 69 anos de inauguração (22 de abril), as obras do Complexo Viário de Jundiaí chegam nesta quinta-feira, 20 de abril, a um ano de execução. O Complexo foi projetado para organizar o tráfego de veículos em Jundiaí nas regiões da Rodoviária e do trevo da avenida Jundiaí com a Via Anhanguera, melhorando, depois de concluído, a fluidez e o conforto dos usuários da rodovia que utilizam estes trechos.
Desde o lançamento da obra, em abril de 2016, as intervenções acontecem entre os quilômetros 55+900 e 61 da Via Anhanguera, divididas em duas fases. Na primeira estão sendo construídas as alças de acesso da pista sul (sentido interior-capital) da Via Anhanguera para a avenida Nove de Julho, com a implantação de dois viadutos, ponto de ônibus e ampliações/ordenações nas vias marginais sentido sul.
Já na segunda fase da obra está em execução a construção de um novo viaduto sobre a Via Anhanguera, na altura do km 58+900 da rodovia. Esta transposição, que vai ligar as avenidas Osmundo Pelegrini e Jacyro Martinasso, resultará em uma nova interligação entre os bairros Medeiros, Eloy Chaves e Fazenda Grande ao centro de Jundiaí.
De acordo com o gestor de Engenharia da CCR AutoBAn, Guilherme Baldassari, algumas etapas planejadas para a primeira fase da obra já foram concluídas, como terraplanagem, construção das fundações, pilares e apoio dos viadutos, lançamento das vigas metálicas e a geometria do trevo, com a aplicação, inclusive, da primeira camada asfáltica. “O período de estiagem de 2016 e o empenho das nossas equipes, mobilizadas em diversas frentes de trabalho, permitiram que antecipássemos o cronograma e hoje já trabalhamos, inclusive, com a possibilidade de adiantarmos a data de entrega dos viadutos na região da Rodoviária de Jundiaí, conforme já anunciou o Governador Geraldo Alckmin”, afirma Baldassari. “Toda a laje do primeiro viaduto já foi concluída e já estamos trabalhando no segundo viaduto”, completa.
Na segunda fase, na região do Córrego das Valquírias, a Concessionária está cumprindo o cronograma aprovado pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). Até agora já foram executados os serviços de fundação, blocos e o último pilar está sendo concluído, bem como o trecho estruturado, sobre o córrego.
A entrega total da obra está prevista para o primeiro semestre de 2018. O investimento total é de R$ 204,6 milhões, pagos com recursos da receita de pedágio e financiamentos.
Números da obra
A obra do Complexo Viário de Jundiaí possui números superlativos. No lançamento das vigas dos viadutos da região da Rodoviária, por exemplo, foram utilizadas vigas metálicas com 45 metros de comprimento, além da utilização do maior guindaste do país, com capacidade de 1200 toneladas. Cerca de 656 mil toneladas de aço e quase 2200 metros cúbicos de concreto foram utilizados nas estruturas dos dois viadutos na região da Rodoviária.
Veja abaixo, outros números sobre a obra:
- 400 empregos diretos gerados
- 2200 metros cúbicos de concreto lançados nas fundações dos viadutos, muros de contenção e drenagem
- 4.200 metros lineares de rede de drenagem utilizados
- 400 mil metros cúbicos de terraplanagem
- 100 mil metros cúbicos de aterro
- 34 mil metros cúbicos de camadas de pavimentação
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