Conecte-se com a gente

Entretenimento

Orquestra Sinfônica Heliópolis toca os concertos vibrantes para piano de Rachmaninoff pelo projeto Concertos Astra-Finamax, de Jundiaí

O grupo sinfônico, primeiro a surgir de uma comunidade, também interpreta a Sinfonia do Novo Mundo, composição mais célebre de Leopold Dvo?ák

Redação

Publicado

em

Os Concertos Astra-Finamax, iniciativa patrocinada pelas empresas Astra e Japi com o objetivo de expandir o acesso à música clássica, dão sequência à sua temporada de 2023, neste sábado, 3 de junho, às 20h, com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), considerado o primeiro grupo sinfônico de jovens músicos a surgir de uma favela.  A apresentação acontece no Teatro Polytheama, em Jundiaí.

Sob a regência do maestro assistente, Paulo Galvão, a orquestra interpretará o Concerto para Piano No.3, em Ré Menor, do grande pianista e compositor russo Sergei Rachmaninoff (1873-1943). Também compõe o repertório as composições de outro grande compositor romântico,  o checo Antonín Leopold Dvo?ák (1841-1904). A orquestra apresentará a  Sinfonia Nº. 9 em Mi, também conhecida como Sinfonia do Novo Mundo, a mais célebre obra do compositor.

“Na ocasião, teremos a ilustre presença da pianista Lígia Moreno, que vai interpretar uma das obras mais desafiadoras do repertório de Rachmaninoff”, diz Paulo Galvão. Sobre a peça de Dvo?ák, o maestro explica que é chamada de Novo Mundo, pois faz referência à época que o compositor europeu viveu nos EUA: “É permeada de referências à música anteriormente chamada “negro espiritual” em suas melodias”, que se inspiram nas tradições musicais do povo negro americano. 

A iniciativa de incentivo à música para jovens da comunidade de Vila Heliópolis, na cidade de São Paulo, começou há 24 anos, com aulas de instrumentos de cordas para apenas 36 crianças em um espaço no próprio auditório do fundador. Passou por uma instalação em uma antiga fábrica de sucos até conquistar a sua sede própria na Comunidade de Heliópolis.

O projeto, alavancado pelo maestro Silvio Baccarelli, já realizou apresentações em grandes palcos do mundo e atende, anualmente, mais de 1.200 crianças e adolescentes a partir dos 4 anos de idade, e conta com 16 turmas de musicalização infantil, 13 corais, 48 turmas de coletivos de instrumentos e 4 orquestras.

Concertos Astra-Finamax

A produção cultural do evento é assinada pela Atique & Atique Produções Culturais, com o patrocíniodas empresas Astra e Japi e apoio da financeira Finamax e do Instituto Oliva. Os valores arrecadados com a venda dos ingressos serão revertidos à Fundação Casa da Cultura, ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille e ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, instituições localizadas em Jundiaí (SP). Aqueles que desejarem também poderão acompanhar o espetáculo por meio do canal do projeto no Youtube.

Os ingressos para a apresentação poderão ser adquiridos na bilheteria do Teatro Polytheama, de 3ª a 6ª feira, das 10h às 20h ou no dia do espetáculo, a partir das 10h até o início da apresentação, e também na plataforma Sympla.

Serviço:

Concertos Astra-Finamax – Grupo Corda
Data: Sábado, 03/06, às 20h
Local: Teatro Polytheama – Jundiaí (R. Barão de Jundiaí, 176) – Centro, Jundiaí
Telefone para contato: (11) 4586-2472
Ingressos: R$ 10,00

Acessibilidade

As apresentações contam com intérprete de libras e rampas para acesso.

Vendas

Bilheteria do Teatro Polytheama, de 3ª a 6ª feira, das 10h às 20h e, no dia do espetáculo, a partir das 10h até o início da apresentação ou Plataforma Sympla: www.sympla.com.br

Continuar Lendo
PUBLICIDADE