RoboLabs reúne alunos da Unicamp em Jundiaí para desafios práticos com robôs da igus

Foto: Divulgação/igus

A unidade da igus em Jundiaí (SP) foi palco da segunda edição do RoboLabs, evento imersivo em robótica que aconteceu nos dias 11 e 12 de junho. Cerca de 50 alunos da Unicamp participaram de treinamentos e desafios interativos, programando robôs em aplicações simuladas da indústria e competindo com soluções de robótica de baixo custo desenvolvidas pela empresa. A primeira edição do RoboLabs ocorreu em Joinville (SC), em 2024.

O objetivo do RoboLabs é aproximar os futuros engenheiros das tecnologias práticas usadas no mercado, especialmente no campo da automação acessível. Participaram estudantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da Unicamp.

Durante a manhã, os alunos receberam treinamentos técnicos com especialistas da igus, aprendendo sobre softwares de controle de robôs, incluindo braços articulados, sistemas cartesianos e robôs delta. À tarde, os participantes foram divididos em equipes e desafiados a programar diferentes tipos de robôs para simular tarefas industriais, como manipulação de cubos, sistemas pick-and-place com vácuo e posicionamento de objetos em prateleiras.

As atividades envolveram transporte de peças entre mesas, uso de sistemas de vácuo para movimentações precisas e aplicação de robôs articulados para reorganizar garrafas. Além de aplicar o conhecimento adquirido, os estudantes participaram de uma competição saudável, com prêmios e muita interação.

Rebeca Tarragô, gerente de marketing da igus Brasil e uma das idealizadoras do programa, destacou: “A proposta do RoboLabs é entregar uma vivência real do uso da robótica na indústria, de forma prática, acessível e divertida. Ver o brilho nos olhos dos estudantes ao final do dia, comemorando seus resultados e entendendo na prática o impacto da automação, é o que nos motiva a seguir levando esse projeto adiante.”

Para Bárbara Maria, estudante de Engenharia de Computação da Unicamp, a experiência foi marcante: “Nós conseguimos ver na prática o que aprendemos na sala de aula – programar os robôs e ver tudo funcionando. Foi simplesmente maravilhoso!” Já Santiago, aluno de Engenharia de Controle e Automação, afirmou: “Esta experiência foi uma oportunidade incrível para conhecer mais sobre a empresa, seus valores e, principalmente, ver na prática o que estamos começando a estudar.”

Publicidade