Conecte-se com a gente

Jundiaí

Sesc Jundiaí promove ciclo de conversas on-line sobre produção cultural nos meses de novembro e dezembro

‘Para começo de conversa’ traz conteúdos teóricos e práticos, mostrando como é possível suprir parte da falta de recursos financeiros com rede de apoio e organização

Redação

Publicado

em

Pensada especialmente para jovens artistas e agentes culturais das chamadas “periferias” da cidade, o Sesc Jundiaí realiza, de 18 de novembro a 9 de dezembro, a oficina ‘Para começo de conversa – Ideias sobre produção cultural’, um ciclo de conversas com o objetivo de fomentar redes e contatos, compartilhar ideias, experiências e modos de fazer em produção e promoção cultural e artística.

Ao longo de quatro encontros virtuais, toda quinta-feira, das 19h às 21h, pela plataforma Zoom, os participantes serão convidados a pensar sobre estratégias de organização, apresentação e promoção do próprio trabalho. A atividade foi desenvolvida em parceria com a iniciativa Espalha e Tomada Cultural (Jundiaí, SP) e com o projeto Margem Cultural (Campinas, SP).

As inscrições prévias e gratuitas acontecem pela internet através do site inscricoes.sescsp.org.br, com vagas limitadas.

Sobre a oficina

Ministrada pela produtora cultural Katia Manfredi e com participação de Heloísa Oliveira e Adalberto Fernando de Lima Souza, a oficina irá falar — nos dias 18 e 25 de novembro — sobre produção cultural subversiva, abordando os principais pontos de observação na criação e escrita de um projeto, o conceito de hegemonia cultural e as possibilidades de subversão dessa lógica.

Já nos dias 2 e 9 de dezembro, ministrada pelo músico e produtor cultural Hellio Zulu, o foco será em produção cultural periférica, trazendo um conteúdo prático de vivências em produções com poucos recursos. Os participantes discutirão as potencialidades dos projetos em pauta, além de fazerem uma breve análise de ideias, com dicas gerais para a organização de coletivos culturais.

Sobre os ministradores

Katia Manfredi é formada em administração de empresas e atuação, participou de dezenas de montagens teatrais, atuando e produzindo. Desde a sua fundação, em 2012, é produtora do Ponto de Cultura Coisarada e em 2015 abre a Tomada Cultural Produções, que assessora e produz projetos e artistas nas linguagens de teatro, música, audiovisual, artes visuais, dança, performance, fotografia e literatura, além de desenvolver e realizar projetos próprios como feiras, festivais, exposições e outras iniciativas culturais. É produtora do Festival Delas – Mulheres na Arte, que reúne apresentações em diversas linguagens, todas protagonizadas por mulheres.

Hellio Zulu é fundador e diretor do “Margem Cultural”, tem na conta uma caminhada com mais de dez anos na música instrumental, atuando em bandas sinfônicas e orquestras do interior paulista. É também estudante de música na Unicamp, músico titular na “Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos”, professor de música no “Instituto Anelo” e já fez parte de grandes produções, como, Rock in Rio 2019 e, recentemente, atuou como produtor executivo nos bastidores do baile da “Ceia”, autodidata no ramo da produção cultural atua através do “Margem Cultural”, instituição que fundou em 2020 com a missão de promover difundir e multiplicar a arte e cultura periférica através da busca pela equidade na estrutura das produções e monetização das atividades e capacitação dos(as) artistas periféricos através de fomentos culturais voltados para as minorias.

Sobre os convidados

Heloísa Oliveira é produtora cultural, com formação em administração pública pela EAESP-FGV (2002) e pedagogia pela UNIVESP (2021), especialização em Administração Pública da Cultura pela UFRGS (2017). Trabalhou no Banco de Eventos, e fundou a Mecenaria Produção Cultural (2007), produzindo diversos projetos e eventos desde então. Foi Diretora dos Teatros da Secretaria de Cultura de Jundiaí (2015-2017). Ministrou oficinas de produção cultural e de elaboração de projetos culturais.

Adalberto Fernando de Lima Souza é natural de Juiz de Fora, MG, e formado em logística. Há 14 anos trabalha na cena do rap underground com artistas da região de Jundiaí, além de produtor e manager do selo musical SOUNDFOODGANG. Atua na produção cultural da cidade através da produção de eventos do selo nas casas de shows e é o idealizador e apresentador do programa BOUNCE, que acontece aos sábados na rádio Difusora AM 810, trazendo um pouco da cena rap atual e abrindo espaço para os artistas da região divulgarem seus trabalhos.

Continuar Lendo
PUBLICIDADE
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply