Conecte-se com a gente

Educação

SISU, PROUNI E FIES 2023: Saiba como aproveitar a nota do Enem para entrar na tão sonhada graduação

Confira as datas dos processos seletivos e saiba como se inscrever no Sisu, Prouni e Fies para vagas em todas as regiões do país neste ano

Redação

Publicado

em

O MEC divulgou o novo período de inscrições para os processos seletivos de 2023, que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para o ingresso nas universidades públicas e privadas de todo o Brasil. Fazendo o ENEM, os estudantes têm a oportunidade de participar de programas do Governo Federal voltados para o acesso ao ensino superior, como o SISU, PROUNI e o FIES. Segundo o INEP, o objetivo do exame é democratizar as vagas para graduações por meio de um processo nacional, além de qualificar o ensino no país. Hoje, o ENEM é a principal forma de ingresso dos estudantes ao ensino superior público – a depender da nota obtida – dando a oportunidade de estudantes de qualquer estado concorrerem a vagas em qualquer região. Mas, afinal, o que é necessário para concorrer às vagas de cada um desses programas?

Podem participar dos programas todos os candidatos que fizeram o Enem 2022. Todavia, cada processo seletivo tem seus próprios métodos de admissão. O PROUNI, por exemplo, aceita também os resultados do Enem 2021 e o FIES as notas de 2010 até o Enem atual, enquanto o SISU aceita apenas os exames de 2022. O Exame Nacional do Ensino Médio é segundo maior exame de acesso à educação superior do mundo, ele abre as portas para as políticas educacionais do governo federal, como o SISU, o PROUNI E O FIES. Para mais informações, consulte o site do MEC.

“Neste momento, é normal que os estudantes fiquem aflitos e ansiosos, mas é válido lembrar que as vagas não são decididas por ordem de inscrição, portanto, os candidatos podem se organizar para, então, dentro do prazo, começar sua inscrição. É normal que corram para os sites após a abertura do prazo, mas isso apenas sobrecarrega o sistema, que pode cair pelos milhares de acessos mútuos. As vagas são preenchidas pela nota de corte, não ordem de chegada. Então, devem usar o tempo com sabedoria, escolher e pesquisar a graduação que mais faz brilhar os olhos para, depois, em horário mais tranquilo, preencher a inscrição com calma”, explica Alexandre Leite de Figueiredo, professor e coordenador do Ápice Vestibulares.

O diretor destaca que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) começam dia 16 e se encerram no dia 24 de fevereiro, no período de Carnaval. Os resultados serão divulgados no dia 28 de fevereiro. São disponibilizas vagas em mais de 500 cursos nas mais diversas áreas. O Sisu é um sistema que usa a nota do Enem realizado no ano anterior para seleção de alunos por ordem de classificação, permitindo a matrícula nas universidades públicas de todo o país. Para participar da seleção basta acessar a página oficial do Sisu, no site do MEC, realizar o login e a confirmação dos dados e começar a inscrição, podendo escolher até 2 opções de cursos. O acompanhamento pode ser realizado durante todo o processo pelo mesmo site. 

Podem participar do SISU os estudantes que fizeram o Enem 2022 e não zeraram a redação. Cada curso tem uma nota de corte – nota mínima para ser aprovado -, que pode ser consultada no ato da inscrição.

Já o PROUNI, Programa Universidade Para Todos, oferta bolsas de estudos nas modalidades integrais (100%) ou parciais (50%) em universidades particulares, ou instituições de ensino privadas. As inscrições para o programa devem ser feitas no site do Prouni 2023 entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. No dia 07 será divulgado o resultado da primeira chamada dos mais novos bolsistas contemplados – os mesmos têm até o dia 16 de março para enviar as confirmações das informações.

No caso do PROUNI, o vestibulando deve ter tirado, no mínimo, 450 pontos na média do Enem mais recente. A renda mensal bruta familiar deve ser de, no máximo, 3 salários mínimos por pessoa. O candidato, obrigatoriamente, deve ter estudado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.

Por sua vez, o FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, programa criado pelo MEC para financiar a graduação a estudantes em cursos superiores pagos, tem suas inscrições abertas do dia 7 até o dia 10 de março, no site Fies 2023. O resultado está previsto para o dia 14 do mesmo mês, para confirmar o financiamento, os estudantes têm entre os dias 15 e 17 de março para enviar as informações comprobatórias.  É necessária uma renda bruta mensal de, no  máximo, 2,5 salários mínimos por pessoa, bem como, pelo menos, 450 pontos em qualquer edição do Enem a partir de 2010. 

Para o SISU e para o PROUNI, o estudante deve se inscrever, escolher duas opções de cursos que o agradam e estejam disponíveis e pronto! O sistema fará o preenchimento automático das vagas, de forma decrescente de notas do Enem, conforme o número de vagas. As notas mais altas entram primeiro. Já para o FIES, o candidato escolhe o curso em meio as opções disponíveis, se inscreve e aguarda. As vagas são preenchidas segundo o desempenho no Enem. Os pré-selecionados são orientados a se cadastrar em outro sistema para iniciar as fases do financiamento estudantil. 

Orientações online – Para orientar os candidatos a respeito das melhores estratégias para o Sisu, o Ápice Vestibulares realizou uma live gratuita nesta quinta-feira (16), disponível no YouTube: https://www.youtube.com/live/Z-UBL5JxZgw. O curso pré-vestibular vai promover ainda outras duas lives sobre o tema. No dia 23 será a vez de falar sobre as principais notas de corte do SISU. Já no dia 24, último dia para inscrição, o tema será: “Última dia do SISU, e agora? Onde devo apostar minhas chances?”. Todas as transmissões serão ao vivo e gratuitas, sem a necessidade de inscrição prévia.

Continuar Lendo
PUBLICIDADE