O Canil da Guarda Municipal (GM) de Jundiaí tem uma nova e carismática integrante: uma filhote de labradora chocolate, com apenas três meses de idade. A cachorrinha já iniciou seu processo de adaptação e será treinada para uma tripla missão: atuar na detecção de odores para o combate à criminalidade, participar de atividades educacionais em escolas e levar alegria a hospitais através da Cãoterapia.
O primeiro passo, segundo o subinspetor Daniel, responsável pelo adestramento dos cães, é garantir uma adaptação tranquila e positiva ao novo ambiente. “Todo cão que chega aqui passa por diversos processos. Um deles é a adaptação, porque não podemos traumatizá-lo. Apresentamos o espaço, familiarizamos o cão com ele, e depois iniciamos os treinamentos lúdicos, expondo-o a pisos diferentes, brinquedos, barulhos e odores”, explica.
O treinamento completo é um trabalho de longo prazo, durando entre 18 e 24 meses. Após receber a liberação dos veterinários e as vacinas necessárias, a filhote começará a ser exposta a ambientes externos para se acostumar com diferentes situações do dia a dia.
“Esse exemplar de labrador será treinado para trabalhos de cunho educacional, apresentações em escolas, Cãoterapia em hospitais e, caso tenha aptidão, também detecção de odores”, detalha Daniel. “Com isso, teremos mais uma ferramenta para apoiar a segurança da cidade e instituições parceiras, como a Polícia Militar e as Forças Armadas”.
População vai escolher o nome
Para aproximar a nova integrante da comunidade que ela irá servir, a Prefeitura de Jundiaí abriu uma votação pública para a escolha do nome da labradora. Os moradores poderão votar entre duas opções diretamente no perfil oficial da Prefeitura no Instagram. A iniciativa convida a todos para darem as boas-vindas à futura agente de segurança e bem-estar da cidade.
