Lula anunciará Boulos como ministro nas próximas horas

Deputado Guilherme Boulos e o presidente Lula / Crédito: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar nas próximas horas a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. A expectativa no Palácio do Planalto é que o anúncio oficial ocorra até a manhã de terça-feira (21), antes do embarque de Lula para compromissos na Ásia.?

A decisão, já consolidada por Lula há algumas semanas, aguardava apenas a definição sobre o futuro do atual ministro da pasta, Márcio Macêdo. Segundo interlocutores do governo, Macêdo não será demitido, mas sim realocado para outro cargo no governo ou em uma função de destaque no Partido dos Trabalhadores (PT), onde já atuou como tesoureiro. Uma reunião entre Lula e Macêdo está prevista para o final da tarde desta segunda-feira (20) para selar os detalhes da transição.

A nomeação de Boulos é vista como um movimento estratégico com múltiplos objetivos. O principal é reaproximar o governo dos movimentos sociais, base histórica de apoio do PT, fortalecendo o diálogo e a articulação política. A Secretaria-Geral é a pasta responsável por essa interlocução, além de cuidar da burocracia da Presidência.

Além disso, a escolha é interpretada como um gesto com vistas às eleições de 2026, oferecendo a Boulos, uma importante liderança da esquerda, maior visibilidade e capital político em âmbito nacional.

A oficialização da mudança ministerial deve ocorrer junto com outro anúncio importante: a indicação do substituto do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicidade